X

Cotidiano

Lockdown e novos leitos de UTI evitaram colapso da rede hospitalar de Santos

A Cidade conta atualmente com 402 leitos de UTI, entre hospitais públicos e privados, para atender pacientes em tratamento de covid-19

Da Reportagem

Publicado em 12/04/2021 às 14:22

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Nos últimos sete dias (até este domingo), a média caiu para 41 internações por dia em Santos / Divulgação/PMS

Um acréscimo de 140 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a doção de um lockdown evitaram um colapso da rede hospitalar de Santos. É que o mostram os dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apontando que o número de internados teria superado a quantidade anterior de vagas (262) e confirmando uma redução das internações após o período mais rígido de confinamento.

A Cidade conta atualmente com 402 leitos de UTI, entre hospitais públicos e privados, para atender pacientes em tratamento de covid-19. Desse total, 343 (85%) estão ocupados, conforme o último boletim emitido pela SMS neste domingo.

Em março, 140 novos leitos de UTI foram abertos nas redes municipal, estadual e particular. O aumento foi destacado pelo prefeito Rogério Santos em transmissão ao vivo pelas redes sociais na noite deste domingo (11). Ele falou também sobre as medidas restritivas da fase vermelha do Plano São Paulo, que passam a valer a partir desta segunda-feira (12).

Atualmente, a rede municipal tem 332 leitos distribuídos entre Estivadores, Santa Casa, Beneficência, Hospital de Pequeno Porte (HPP), UPA Central, UPA Zona Leste, Hospital ZNO e Hospital Vitória, sendo 178 de UTI.

“Março foi um mês muito difícil, o pior mês da história da saúde pública no Brasil. Tivemos 258 óbitos em Santos, de pessoas que deixaram parentes e amigos. Mas foi um mês de muitas decisões e ações, com a união de todos, das redes pública e privada, para a abertura desses novos leitos”, comentou o prefeito, ressaltando que há perspectiva de mais aberturas.

 Queda nas internações

Nos sete primeiros dias de lockdown, iniciado em 23 de março, a média de internações nos hospitais públicos e privados era de 52 por dia. Já nos últimos sete dias (até este domingo), a média caiu para 41, uma redução de quase 21%. “Isso nos ajuda a tomar medidas mais flexíveis”, disse o prefeito.

Ele reforçou ainda a responsabilidade de cada um para evitar a disseminação do vírus. “É preciso respeitar o próximo e as regras, para que todo mundo saia junto dessa situação. Quem não está contribuindo está prejudicando a atividade econômica”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Segunda fase das obras da Avenida Perimetral em Guarujá começam em 2025

Anúncio foi feito pelo presidente da Autoridade Portuária, durante o Santos Export 2024, evento que contou com a participação do prefeito de Guarujá

Guarujá

Procurando emprego? PAT de Guarujá oferta 52 vagas nesta quinta (25)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter