O projeto do sistema teleférico de Santos começou a tomar corpo ontem em Brasília, na reunião realizada na Secretaria Nacional de Transportes e Mobilidade Urbana, que reuniu autoridades do Município.
A ideia é de que a primeira etapa do teleférico ligue o Terminal de Passageiros do Valongo até o Morro do São Bento. Em etapas posteriores, outros morros seriam contemplados.
“O Ministério já tem recursos para o teleférico na Cidade. Se Santos não usar essa verba, outro município acaba usando”, destacou o deputado federal Beto Mansur (PP), um dos articuladores da reunião.
Uma das próximas etapas para viabilização do sistema é a definição do custo da implantação da fase inicial. Acompanhando o prefeito João Paulo Tavares Papa (PMDB), o prefeito eleito, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), destacou a importância da reunião. “A parceria entre os governos Federal e Estadual, iniciativa privada e terceiro setor para a busca de novos investimentos e soluções na área é de fundamental importância”.
VLT
Outro projeto de Santos discutido na reunião foi o do sistema de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT). Durante o encontro, o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, recebeu uma ligação e foi informado de que a pendência judicial para seguir com a compra dos trens foi superada.
Continua depois da publicidade