Lobo-guará é o maior canídeo da América do Sul, sendo um símbolo do Cerrado brasileiro / Zoológico de São Paulo/Divulgação
Continua depois da publicidade
Nascidos em maio, dois filhotes de lobo-guará são a mais nova atração do Zoológico de São Paulo. Ambos já estão recebendo visitas do público e ainda seguem atentos aos olhares da mamãe loba.
Os recém-nascidos representam um marco para a conservação dos lobos-guará. Afinal, a espécie corre risco de extinção e sua reprodução fora da natureza não acontece com frequência, o que torna o nascimento ainda mais significativo.
Continua depois da publicidade
Nascidos em 17 de maio, eles passaram por um monitoramento intenso de veterinários e biólogos do Zoológico de São Paulo.
Sendo um macho e uma fêmea, eles já estão em uma área para visitação do Zoo, na companhia da mãe, que vai protegê-los e ensiná-los comportamentos essenciais da espécie.
Continua depois da publicidade
Considerado o maior canídeo da América do Sul, sendo um símbolo do Cerrado brasileiro, o lobo-guará está em risco de extinção, sofrendo com o desmatamento de seu habitat natural e atropelamentos em rodovias, por exemplo.
Nesse cenário, alguns zoológicos e santuários resgatam animais em situação crítica para auxiliar na conservação da espécie. Ainda assim, a reprodução supervisionada por humanos é bastante rara.
Um dos papagaios mais emblemáticos da fauna brasileira, o papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis), tem despertado a atenção de biólogos e observadores de aves por sua distribuição restrita, vocalizações únicas e risco iminente de extinção. A espécie vive exclusivamente entre o sul do estado de São Paulo e o litoral do Paraná.
Continua depois da publicidade
Ao mesmo tempo, o papagaio mutum-do-bico-vermelho (Crax blumenbachii) voltar a dar as caras no Parque Estadual do Rio Doce.
O local é a maior área com presença de Mata Atlântica em todo o estado de Minas Gerais. São 36 mil hectares de floresta totalmente preservada.
Com informações do site São Paulo Secreto.
Continua depois da publicidade