Cotidiano
A informação é do levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que avaliou o desempenho das 30 cidades com maior aumento de receita no primeiro semestre deste ano
Com o desempenho expressivo, Santos reforça sua posição como polo de negócios no Litoral Paulista, combinando infraestrutura, turismo, vocação portuária e programas de capacitação / Henrique Teixeira/PMS
Continua depois da publicidade
Santos consolidou sua força econômica e saltou para o terceiro lugar no ranking nacional de crescimento em faturamento de franquias, superando importantes capitais brasileiras como São Paulo, Florianópolis e Salvador.
A informação é do levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que avaliou o desempenho das 30 cidades com maior aumento de receita no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2024.
Continua depois da publicidade
Segundo o estudo, a cidade registrou alta de 19,51%, bem acima da média nacional de 11,6%. Apenas Porto Alegre e Jundiaí apresentaram desempenho superior. Ao todo, o faturamento santista saltou de R$ 632,7 milhões para R$ 756,1 milhões no período analisado, reforçando o protagonismo do município no cenário econômico brasileiro. Na quarta posição, a capital paulista teve variação de 14,64%.
Para o prefeito Rogério Santos, o resultado confirma os impactos positivos das políticas públicas e investimentos municipais.
Continua depois da publicidade
'Santos tem investido na ampliação de sua infraestrutura urbana. Todo esse trabalho traz desenvolvimento, que impulsiona a geração de empregos e renda. Esse ambiente, que também engloba a capacitação profissional, é favorável ao empreendedorismo', destacou.
O avanço ocorre em um momento em que o franchising ganha espaço em diversas regiões do país: o estudo revela que 69% dos municípios brasileiros já possuem ao menos uma unidade franqueada.
Em Santos, o destaque fica para setores ligados à cadeia portuária, reflexo direto da vocação econômica da cidade e da força da atividade logística e de serviços estratégicos para o comércio nacional.
Continua depois da publicidade
No cenário nacional, o levantamento da ABF apontou os segmentos que mais contribuíram para o avanço das franquias no país:
Alimentação – Comércio e Distribuição: 23% do faturamento, impulsionado pelas vendas de Páscoa;
Saúde, Beleza e Bem-Estar: 15% do total;
Continua depois da publicidade
Limpeza e Conservação: 12%;
Serviços Automotivos e Alimentação – Food Service: 12% cada.
Além do setor portuário em Santos, o estudo indicou que, no Brasil, o agronegócio teve forte influência em metade das cidades mais bem posicionadas, um indicativo da diversidade econômica do franchising.
Continua depois da publicidade
Com o desempenho expressivo, Santos reforça sua posição como polo de negócios no Litoral Paulista, combinando infraestrutura, turismo, vocação portuária e programas de capacitação para atrair novos investidores e gerar oportunidades.
O crescimento robusto também reflete o dinamismo da economia local e o fortalecimento do empreendedorismo na região, que segue atraindo marcas e novos modelos de negócio.