Cotidiano

Litoral de SP terá operação contra comércio irregular no verão 2026; entenda

Os fiscais de Praia Grande atuarão em toda a orla para garantir a higiene e segurança dos consumidores locais até o fim do Carnaval

Giovanna Camiotto

Publicado em 18/11/2025 às 19:01

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Com 100 km de ciclovias e uma faixa contínua de 22,5 km à beira-mar, Praia Grande é referência em mobilidade sustentável / Divulgação/PMPG

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Praia Grande está se preparando para uma nova temporada de praias lotadas, lançando a Operação Verão de Fiscalização 2025/2026. O objetivo principal é garantir um ambiente de lazer tranquilo e seguro para moradores e turistas, com foco na ordem urbana e na segurança do consumidor.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O prefeito Alberto Mourão reuniu secretários de Urbanismo, Cultura e Turismo, Trânsito, Saúde, Segurança e outras pastas na última quinta-feira (13) para alinhar os trabalhos. Ficou definido que a Operação acontecerá da primeira semana de dezembro de 2025 até a terça-feira de Carnaval de 2026.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Com águas calmas, a Praia dos 'Vagabundos' é perfeita para quem busca tranquilidade e segurança

• Praia brasileira com areia radioativa intriga cientistas e atrai turistas do mundo todo

• Parque de diversões histórico anuncia fechamento repentino e causa grande comoção

O trabalho de fiscalização será conduzido pela Secretaria de Urbanismo (Seurb), com apoio das Secretarias de Segurança (Seasp), Saúde (Sesap) e Trânsito (Setran), e ocorrerá em toda a extensão da orla, no calçadão, nas praças de artesanato e nos arredores do Kartódromo em dias de show. O foco principal é coibir o comércio irregular e verificar as condições de higiene, segurança no armazenamento e o cumprimento do código de posturas da Cidade.

O trabalho busca a reorganização e a segurança dos espaços públicos, promovendo a harmonia entre ambulantes legalizados, turistas e moradores, e protegendo os consumidores contra riscos de contaminação e produtos de procedência duvidosa. A fiscalização também atuará para coibir o comércio ilegal e o descarte irregular de lixo por vendedores.

Continua depois da publicidade

O prefeito destacou o caráter educativo e preventivo da fiscalização, que visa proteger os ambulantes devidamente legalizados, que cumprem as normas, e assegurar a segurança alimentar de todos. Uma regra importante: os carrinhos fora de padrão ("giricas"), usados para carregar equipamentos, são proibidos de permanecer na faixa de areia; o carrinheiro deve apenas descarregar e retornar com o equipamento ao local de guarda.

Além da fiscalização, o encontro também alinhou o reforço dos serviços públicos essenciais durante a alta temporada, como saúde, segurança, limpeza urbana e trânsito, para atender a grande quantidade de turistas esperada.

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software