Cotidiano
Novo equipamento de neurodesenvolvimento em Praia Grande terá estrutura multidisciplinar com musicoterapia e foco no diagnóstico precoce e autonomia das crianças
A iniciativa responde ao aumento na demanda por diagnósticos precoces e terapias contínuas no município / Divulgação/PMPG
Continua depois da publicidade
Praia Grande deu um passo decisivo para ampliar o suporte às famílias atípicas com o anúncio do Centro TEA+. O novo projeto, apresentado como parte das celebrações de 59 anos da cidade, foca no atendimento qualificado de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), síndromes e outras condições do neurodesenvolvimento.
A iniciativa responde ao aumento na demanda por diagnósticos precoces e terapias contínuas no município.
Continua depois da publicidade
O Centro de neurodesenvolvimento será construído em um terreno de 526 m² na Rua Gilberto Lopes, no Jardim Aloha (Bairro Nova Mirim).
O projeto foi pensado para oferecer um ambiente acolhedor e humanizado, integrando-se à rede de assistência já existente, mas com um diferencial: a especialização em terapias personalizadas que estimulem o desenvolvimento cognitivo e social.
Continua depois da publicidade
Para garantir que cada criança receba o cuidado adequado à sua necessidade, o Centro TEA+ contará com uma equipe formada por neurologistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas.
A estrutura física foi planejada com espaços específicos que vão além dos consultórios médicos tradicionais, incluindo:
O prefeito Alberto Mourão destacou que o equipamento será fundamental para promover maior qualidade de vida, investindo diretamente no futuro da população através de intervenções individualizadas.
Continua depois da publicidade
Segundo ele, a implantação do centro demonstra que a cidade está preparada para acolher as necessidades das famílias e construir um ambiente mais inclusivo.
A chegada do Centro TEA+ permitirá uma reorganização estratégica dos serviços de saúde em Praia Grande. Atualmente, parte dos atendimentos de neurodesenvolvimento é realizada no Centro de Reabilitação (CER).
Com o novo equipamento, o CER poderá focar em sua finalidade principal — a reabilitação física, como recuperações pós-cirúrgicas e de acidentes —, enquanto as crianças com demandas de neurodesenvolvimento terão um local dedicado exclusivamente às suas terapias específicas.
Continua depois da publicidade