Cotidiano

Litoral de SP separa quatro finais de semana para as celebrações de Iemanjá

Os municípios receberão milhares de fiéis em grandes encontros de axé e boas energias; confira as datas e locais para participar das celebrações religiosas

Giovanna Camiotto

Publicado em 04/12/2025 às 11:45

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

As festividades em homenagem à Iemanjá da cidade de Mongaguá terão novas regras a partir da edição de 2025 / Fotos: Júlio Koema

Continua depois da publicidade

O litoral sul de São Paulo se prepara para o tradicional ciclo de festas em homenagem a Iemanjá, a Rainha do Mar. As celebrações, que atraem milhares de fiéis, turistas e visitantes, estão concentradas nos primeiros fins de semana de dezembro, transformando a orla em um grande palco de fé, axé e devoção.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Uma das celebrações mais típicas ocorrerá na Estátua de Iemanjá de Praia Grande, que deve receber moradores e turistas entre os dias 6, 7, 13 e 14 de dezembro. As festividades em plena beira-mar serão livres para todo tipo de fé.

Continua depois da publicidade

Já em Mongaguá, a concentração se dará no importante perímetro da faixa arenosa da região da Plataforma de Pesca, em Agenor de Campos. Por lá, as festividades também ocorrerão nos dois primeiros finais de semana do mês.

As celebrações se estendem por três finais de semana em Peruíbe, ocorrendo nos dias 6, 7, 13, 14, 20 e 21 de dezembro, a partir das 20h, na Praia das Ruínas. E, em Bertioga, a festa será realizada em data única somente no dia 6, a partir das 19h, na orla da Praia da Vista Linda.

Continua depois da publicidade

Este ano, o evento em Bertioga será grandioso, com a participação de 39 terreiros distribuídos em mais de 50 tendas, consolidando-se como um grande encontro de união e devoção religiosa, embora a data seja curta.

Apesar das festas, a luta por respeito e dignidade continua.

Confira abaixo uma entrevista exclusiva, produzida pelo Diário do Litoral, sobre a mobilização de adeptos e simpatizantes das religiões de matriz africana para instalar uma estátua de Iemanjá na orla do Guarujá.

 

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software