Cotidiano
A escolha da cidade como sede inaugural reflete sua biodiversidade única e a importância do município no contexto do Caminho da Mata Atlântica
Durante quatro dias, o evento ofereceu uma programação diversificada / Freepik
Continua depois da publicidade
Bertioga deu um passo estratégico para fortalecer sua imagem como Capital das Trilhas do Brasil ao sediar, entre os dias 28 e 31 de agosto, o Festival Conexões pelo Caminho, que marcou o 1º Encontro do Caminho da Mata Atlântica (CMA).
O evento foi organizado pelo Projeto CMA, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e do Sesc Bertioga, reunindo especialistas, instituições renomadas e amantes das trilhas.
Continua depois da publicidade
Confira também cidade brasileira que encanta como melhor destino de ecoturismo do mundo
Continua depois da publicidade
A escolha de Bertioga como sede inaugural reflete sua biodiversidade única e a importância do município no contexto do Caminho da Mata Atlântica, um corredor ecológico que já conecta mais de 8 mil quilômetros de trilhas, passando por cerca de 260 municípios entre o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro.
Durante quatro dias, o evento ofereceu uma programação diversificada. Nos dois primeiros dias, o foco foi o 1º Encontro de Voluntários, com oficinas e mesas-redondas sobre gestão de grupos, captação de recursos e monitoramento de fauna.
Continua depois da publicidade
Nos dias 30 e 31, a agenda se abriu ao público, com debates sobre acessibilidade em trilhas, turismo de base comunitária e jornalismo ambiental.
Autoridades locais, incluindo o prefeito e o secretário de Turismo, participaram ao lado de especialistas de instituições como INEA, INEP, Fiocruz, WWF-Brasil e ICMBio.
Um dos momentos mais marcantes foi a presença da argentina Julieta Santamaria, de 25 anos, primeira pessoa a percorrer os mais de 4.500 quilômetros já implantados do Caminho da Mata Atlântica.
Continua depois da publicidade
Além de reforçar o protagonismo de Bertioga em iniciativas de conservação, o encontro também trouxe ganhos para a comunidade. Monitores participaram de um estande exclusivo da Prefeitura, promovendo networking e troca de experiências, enquanto as oficinas técnicas capacitaram moradores em manejo de trilhas, condução de grupos e turismo de base comunitária.
O festival também marcou o início da agenda de grandes encontros de ecoturismo no Litoral Norte neste semestre, servindo de aquecimento para o ABETA Summit, maior congresso do setor, que acontece em Caraguatatuba.
Com ações que unem conservação ambiental, geração de renda e valorização cultural, Bertioga reafirma sua vocação natural para o turismo sustentável e se projeta como um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil.
Continua depois da publicidade