A balneabilidade das praias é medida semanalmente, com base na quantidade de bactérias encontradas a cada 100 mL de água / Júlia Macedo/DL
Continua depois da publicidade
O Litoral de São Paulo entrou em alerta nesta semana: 36 praias estão classificadas como impróprias para banho, segundo o novo boletim de balneabilidade divulgado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). A atualização foi publicada nesta quinta-feira (27), e o próximo relatório está previsto para 5 de dezembro.
A balneabilidade das praias é medida semanalmente, com base na quantidade de bactérias encontradas a cada 100 mL de água. Quando o número ultrapassa 100 colônias, o ponto é automaticamente sinalizado como impróprio para banho e uma bandeira vermelha deve ser colocada no local.
Continua depois da publicidade
A Cetesb reforça que não é recomendado entrar na água nas áreas sinalizadas, já que a contaminação pode causar infecções de pele, ouvido, olhos, além de problemas gastrointestinais.
Ao todo, 7 praias impróprias estão no Litoral Norte e 29 no Litoral Sul, afetando municípios de Ubatuba a Itanhaém.
Continua depois da publicidade
Ubatuba
Itaguá
Perequê-Mirim
Continua depois da publicidade
São Sebastião
Prainha
Boiçucanga
Continua depois da publicidade
Pontal da Cruz
Ilhabela
Sino
Continua depois da publicidade
Itaquanduba
Bertioga
Enseada Rua Rafael Costabile
Continua depois da publicidade
Guarujá
Perequê
Enseada Rua Chile
Continua depois da publicidade
Enseada Av. Santa Maria
Pitangueiras Rua S. Valadão
Santos
Continua depois da publicidade
Ponta da Praia
Aparecida
Embaré
Boqueirão
Gonzaga
José Menino Rua Olavo Bilac
José Menino Rua Frederico Ozanan
São Vicente
Praia da Divisa
Milionários
Gonzaguinha
Prainha
Praia Grande
Canto do Forte
Guilhermina
Aviação
Vila Tupi
Vila Mirim
Maracanã
Vila Caiçara
Real
Balneário Flórida
Jardim Solemar
Mongaguá
Vila São Paulo
Central
Itanhaém
Centro
Especialistas apontam que fatores como alto volume de chuvas, esgoto irregular, lançamento clandestino de resíduos e grande circulação de turistas contribuem para o aumento da contaminação da água.
Com o verão se aproximando, a atenção deve ser redobrada: períodos chuvosos tendem a levar mais sujeira e bactérias para o mar.
O que o banhista deve fazer?
Sempre verificar o boletim da Cetesb antes de ir à praia.
Evitar totalmente entrar em áreas com bandeira vermelha.
Preferir praias classificadas como próprias, especialmente para crianças e idosos.
Evitar banho após chuvas fortes.