O serviço será realizado sem interromper a operação das balsas e abrangerá uma área de 20 mil m² / Divulgação/Governo de SP
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A travessia entre São Sebastião e Ilhabela se prepara para uma intervenção inédita. A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) anunciou o início, em dezembro, de uma dragagem histórica no berço de atracação da travessia, um dos principais pontos de embarque e desembarque do litoral paulista.
Com investimento de R$ 6,4 milhões, a obra pretende restabelecer a profundidade ideal de 3,7 metros para a navegação, comprometida pelo assoreamento natural ao longo dos anos.
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O serviço será realizado sem interromper a operação das balsas e abrangerá uma área de 20 mil m², com a remoção de cerca de 22 mil m³ de sedimentos, o equivalente a 1.500 caminhões de areia.
A travessia, responsável por 22% do volume total transportado no sistema estadual, atende cerca de 11 mil pessoas por dia – número que cresce consideravelmente durante o verão.
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Mesmo com a intervenção, o serviço seguirá ativo, com monitoramento contínuo e plano de segurança para garantir a fluidez da operação.
O projeto será conduzido por empresa contratada pela Subsecretaria de Logística e Transportes, seguindo todas as exigências ambientais.
As equipes também farão o acompanhamento da fauna marinha e a avaliação dos impactos ecológicos, em conjunto com associações locais e representantes do poder público. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em até 90 dias.
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Antes do início da dragagem, a Semil está promovendo reuniões com moradores, empresários e instituições para apresentar detalhes técnicos do projeto e esclarecer dúvidas.
Serão dez encontros, divididos entre Ilhabela e São Sebastião, com os primeiros agendados para 11 e 12 de novembro, às 18h30.
Durante esse período, serão preparadas as estruturas de contenção e as áreas de operação. A fase de mobilização também inclui o nivelamento dos diques e a instalação de equipamentos de monitoramento.
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Desde 2023, a travessia São Sebastião/Ilhabela vem recebendo investimentos superiores a R$ 80 milhões, que contemplam a modernização de sete embarcações, reformas nos atracadouros, a revitalização da estação de passageiros de São Sebastião e a reconstrução do muro de atracação.
Outras duas balsas reformadas devem ser entregues até 2026, reforçando o compromisso do Estado com a eficiência e segurança do transporte público marítimo no litoral paulista.