Cotidiano
A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira, 24, durante uma reunião no Palácio José Bonifácio, em Santos.
Operações da segunda fase do Veículo Leve Sobre Trilhos ganha previsão oficial de funcionamento / Governo de SP/Divulgação
Continua depois da publicidade
A segunda fase do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) está prevista para começar a operar já na primeira semana de dezembro. A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira, 24, em uma reunião no Palácio José Bonifácio, em Santos, entre comerciantes da região e representantes da CET-Santos e da Prefeitura do município.
Na ocasião, houve uma conversa entre os representantes dos comércios locais sobre as operações de carga e descarga durante as futuras atividades da segunda fase do VLT.
Continua depois da publicidade
Mais informações sobre o dia e o horário das operações do VLT serão divulgadas em breve pela própria Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).
A segunda fase do VLT conta com 8 km de extensão e 12 estações. As operações vão atender aos moradores e trabalhadores das regiões do Centro Histórico de Santos, Vila Mathias e Conselheiro Nébias.
Continua depois da publicidade
A nova linha fará a ligação entre a Avenida Conselheiro Nébias e o bairro do Valongo, no Centro de Santos.
Prometida desde 2022, a segunda fase da linha do Veículo Leve Sobre Trilhos se tornou uma verdadeira incógnita nos últimos anos.
Em fevereiro de 2025, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que ela começaria a funcionar no prazo máximo de 180 dias.
Continua depois da publicidade
Anunciada pela primeira vez pelo então governador de São Paulo, João Doria, em setembro de 2020, a segunda fase do VLT da Baixada Santista liga a Avenida Conselheiro Nébias ao Terminal Valongo, em Santos.
Um ano depois, em outubro de 2021, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) informou que as obras estavam previstas para serem finalizadas no final de 2022, algo que não aconteceu.
No último mês de junho, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) comentou que os testes do VLT seriam intensificados para que ele já pudesse operar no segundo semestre deste ano.
Continua depois da publicidade
Em setembro, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) comentou que esse funcionamento da nova linha deveria começar a operar com passageiros até dezembro de 2025.
O Diário do Litoral publicou uma matéria sobre o assunto e os constantes atrasos na entrega do VLT.
Matéria em atualização.
Continua depois da publicidade