Cotidiano

Limpeza de famoso rio de SP bate recorde com 44 mil toneladas de lixo em 2025

Com investimento milionário, governo de São Paulo aumenta frota de limpeza e remove volume histórico de detritos ao longo de 25 km do canal

Luna Almeida

Publicado em 07/01/2026 às 21:26

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O serviço é executado diariamente pela agência SP Águas / Divulgação/Secretaria de Meio Ambiente

Continua depois da publicidade

A limpeza do Rio Pinheiros atingiu números expressivos ao longo de 2025, com a remoção de quase 44 mil toneladas de lixo. O balanço, divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), aponta que o volume de detritos recolhidos cresceu 14% em comparação ao ano anterior. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O serviço é executado diariamente pela agência SP Águas, que utiliza embarcações para percorrer os 25 quilômetros de extensão do canal.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Baixada Santista receberá três vezes mais investimentos em saneamento até 2029

• Esses rios escondiam toneladas de ouro e ninguém percebeu até agora

Entre os materiais mais frequentemente retirados das águas estão garrafas PET, embalagens de isopor e brinquedos, além de objetos volumosos como sofás e colchões. 

Desde 2023, o governo de São Paulo já investiu mais de R$ 190 milhões nas frentes de limpeza do rio, resultando em um montante acumulado de 116,9 mil toneladas de resíduos removidos no período.

Continua depois da publicidade

Para garantir a transparência das ações, a população pode acompanhar os dados atualizados em tempo real por meio do "Lixômetro", um painel instalado no Parque Bruno Covas, na Marginal Pinheiros. 

Além da retirada direta dos resíduos, o Estado também irá investir três vezes mais no saneamento básico da Baixada Santista até 2029.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software