Cotidiano

Limpeza da Sabesp revela descarte irregular de 264 mil litros de resíduos

Foram encontrados entulhos de obras, panos e plástico em limpeza na rede de esgoto em Caraguatatuba

Gabriel Fernandes

Publicado em 02/06/2025 às 19:26

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Nos trabalhos, foram encontrados diversos descartes inadequados, como sobras de construção civil (pedras, cimento, madeira), plásticos, entre outros resíduos / Sabesp/Divulgação

Continua depois da publicidade

Entre fevereiro e maio, a Sabesp realizou a limpeza preventiva da rede coletora de esgoto em 33,6 quilômetros de tubulações em Caraguatatuba. A ação abrangeu os bairros de Massaguaçu, Sumaré, Pegorelli, Centro, Tinga e Rio do Ouro. Foram retirados cerca de 264 mil litros de resíduos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Nos trabalhos, foram encontrados diversos descartes inadequados, como sobras de construção civil (pedras, cimento, madeira), plásticos, papelão e itens de higiene pessoal (papel higiênico, absorventes, cabelos, cotonetes e tecidos).

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Sabesp anuncia investimento de R$ 1 bilhão em saneamento básico na Praia Grande até 2029

• Sabesp abre 120 vagas de estágio em 22 cidades e prevê efetivar 90% dos participantes

Esses resíduos, quando descartados de forma indevida nas tubulações, causam entupimentos, que não só provocam transbordamentos e danos ambientais, mas também podem favorecer a disseminação de doenças.

Outro material que não deve ser descartado no sistema de esgoto é o óleo de cozinha, que nunca deve ser lançado na pia, pois endurece dentro das tubulações e provoca entupimentos.

Continua depois da publicidade

A limpeza foi efetuada fora do horário de pico, minimizando o impacto na vida dos moradores e reforçando o compromisso da Sabesp com a continuidade dos serviços essenciais.

Ela foi realizada com caminhões hidrojato, removendo detritos como areia e pedras, ao mesmo tempo em que lavavam as tubulações, garantindo a fluidez e integridade do sistema e prevenindo futuros extravasamentos.

Investimento em outras cidades

Bertioga, Itanhaém e Mongaguá receberam um investimento de R$ 830 milhões em obras da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Continua depois da publicidade

De acordo com a empresa, o montante será utilizado para expandir e melhorar a rede de distribuição de água, além da coleta e do tratamento de esgoto.

O objetivo principal é aprimorar as ligações domiciliares, redes coletoras e estações elevatórias de esgoto.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software