X

Cotidiano

Limpeza da casa é aliada na prevenção ao novo coronavírus

Assim como o cuidado com a higiene pessoal, é fundamental manter uma rotina dentro de casa, dando ênfase às superfícies que são mais manuseadas

Da Reportagem

Publicado em 31/03/2020 às 18:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A limpeza doméstica é grande aliada na prevenção ao coronavírus / Divulgação

Diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), em que o isolamento social se faz necessário para evitar a disseminação da doença, a limpeza doméstica é grande aliada na prevenção. Assim como o cuidado com a higiene pessoal, é fundamental manter uma rotina dentro de casa, de preferência que todas as pessoas participem, dando ênfase às superfícies que são mais manuseadas como maçanetas, interruptores, torneiras e descargas.

Usar água sanitária para a higienização desses locais e de todos os ambientes; se possível, lavar embalagens de produtos adquiridos em supermercados e também cartões de banco e chaves com água e sabão estão entre as medidas preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). "É importante deixar um local para depositar os objetos quando chegar em casa. Lavar as mãos por, pelo menos, 20 segundos, higienizar seus objetos e lavar as mãos novamente", diz a médica Beatriz Antoun da Fonseca e Silva, da Seção de Controle e Orientação em Intoxicação (Secoi), da Secretaria de Saúde (SMS).

Os especialistas alertam que manter a casa limpa também requer alguns hábitos fundamentais, caso precise sair: ao voltar, a pessoa deve retirar os sapatos antes de entrar na residência, além de lavar as mãos, e tomar um banho ou trocar a roupa que veio da rua – deixar a que estava vestido separada em saco plástico para lavagem.

"A lavagem das mãos deve ser ao chegar em casa, após as atividades de limpeza e após tocar em superfícies e materiais não higienizados ou que desconhecemos se foram ou não higienizados. Devemos, ainda, limpar as torneiras após lavarmos as mãos, principalmente quando chegamos da rua", acrescenta a chefe técnica da Seção de Vigilância Sanitária, a médica Rosana Aparecida Gonçalves Ambrozio, da SMS, ressaltando a importância de não levar as mãos no rosto, principalmente boca, nariz e olhos.

Orientações para limpeza:

Qual a conduta ideal que se deve ter na limpeza doméstica?

Limpar superfícies e todos os ambientes da casa com água sanitária, colocando um copo (200ml) para cada 10 litros de água. Também podem ser usados detergentes, álcool 70°, desinfetante multiúso, álcool comum e sabão em pó. Importante não misturar vários produtos, especialmente o hipoclorito, que perde a propriedade desinfetante se misturado a outro produto além da água. Nas superfícies que não podem ser molhadas, usar álcool a 70% (na falta deste, pode ser usado o álcool comum).

Para a limpeza é preciso usar luvas?

Não há necessidade, a não ser que a pessoa tenha alergia a produtos de limpeza. O mais importante é a lavagem das mãos após a limpeza da casa. O uso de luvas de procedimento dá a falsa sensação de segurança e não é recomendado. Se são necessárias as de limpeza (aquelas de material mais grosso), em caso de alergia, é preciso lavá-las com água e sabão após o uso.

Como proceder com equipamentos manuseados no dia a dia (como celular, chaves ou cartões de banco)?

Equipamentos usados fora de casa devem ser higienizados logo após a chegada. Chaves e cartões de banco devem ser lavados com água e sabão neutro. No caso de controles remotos, telefones e celulares, não usar álcool em gel, pois algumas formulações têm produtos que danificam os sensores. O ideal é álcool isopropílico, porque tem menos água, mas pode ser usado o álcool 70% líquido, passado com algodão ou papel toalha, sem encharcar. As capinhas devem ser retiradas e lavadas com água e sabão. Controles de carros devem ser higienizados como os celulares.

O que fazer com os produtos que são trazidos em delivery?

Tire da embalagem e higienize a superfície. Se as embalagens forem de plástico e estiverem bem fechadas, devem ser higienizadas com água e sabão antes de abertas. Se não for possível, usar solução de hipoclorito de sódio, álcool 70% ou álcool comum.

E produtos adquiridos em supermercados?

O mesmo tratamento deve ser dado para os produtos comprados nos supermercados e semelhantes. Se possível, lave com sabão. Tire da embalagem e higienize a superfície. Se for comida, retire da embalagem com as mãos limpas para consumir e descarte a embalagem. Descartar as sacolinhas plásticas e, caso a pessoa utilize ecobags, elas devem ser lavadas com água e sabão após cada uso.

Como fazer a lavagem de roupas usadas na rua?

Se a pessoa entrou em contato com muita gente (filas, transporte público ou se é profissional de saúde), tirar a roupa e deixá-la separada em saco plástico. A lavagem deve ser normal em máquina ou tanque, pode ser feita junto com outras roupas e sem necessidade de desinfecção da máquina, baldes ou tanque. Não sacudir a roupa antes de mergulhar na água.

Comprar álcool absoluto e misturar com água para se transformar em álcool 70 funciona para a limpeza?

O álcool a 70% é mais eficaz para desinfecção porque tem mais água e demora mais para evaporar, ficando mais tempo em contato com a superfície. A diluição pode ser feita, mas não é recomendada para a população em geral, pois há riscos na manipulação do álcool absoluto, por ser inflamável. Se a fórmula utilizada para a diluição for incorreta, também não há segurança no seu poder desinfetante. Caso não haja um controle eficaz sobre o processo de diluição, é recomendável dar preferência na aquisição do produto já na diluição correta, a 70%. Em locais onde há possibilidade de uso de água e sabão ou solução de hipoclorito de sódio, não há necessidade do uso do álcool 70%, em falta no mercado.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter