Licitação para revitalizar a Praça da Independência chega à etapa final

Uma importante melhoria prevista para o local é o reforço do piso do local que é o preferido dos santistas para grandes comemorações

Comentar
Compartilhar
14 NOV 2018Por Da Reportagem04h30
A Praça da Independência, no coração do Gonzaga, vai ser reurbanizadaA Praça da Independência, no coração do Gonzaga, vai ser reurbanizadaFoto: Divulgação/PMS

A Praça da Independência, no coração do Gonzaga, vai ser reurbanizada e as obras começam no próximo ano. A concorrência para definir a empresa que fará os serviços está quase concluída. Uma importante melhoria prevista para o local é o reforço do piso do local que é o preferido dos santistas para grandes comemorações.

Considerando a divisão da praça em três faixas de impacto pela presença de público, no anel externo do círculo, o piso será reforçado com base em concreto armado por baixo do mosaico. No anel intermediário, o mosaico será assentado sobre concreto simples e, o entorno do monumento dos Andradas, ficará por cima de areia grossa.

A obra abrange a limpeza de galerias de drenagem, por sistema de hidrojateamento, instalação de novos tubos para drenagem, guias pré-moldadas de concreto e grelhas em concreto e ferro fundido, além de execução de caixas coletoras em concreto armado.

Serão plantadas cinco novas palmeiras imperiais e uma outra, substituída. O gramado será recomposto, com instalação de grades para proteger as palmeiras no entorno da ciclovia. A Praça ganhará ainda 24 novas luminárias LED para piso, ao redor das palmeiras, e tachas refletivas para delimitar a área ocupada pela ciclovia, auxiliando na sua iluminação.

Empresas habilitadas

São três as empreiteiras habilitadas na concorrência, classificadas nesta ordem: Starsan, Spalla e M. R. Construtora. A vencedora deverá fazer a obra em seis meses. Os recursos para a intervenção são provenientes de convênio com o governo do Estado, no valor de R$ 1,06 milhão.