X

Cotidiano

Lei Maria da Penha pode parar nas unidades de Educação, Saúde e Assistência Social

Proposta foi apresentada pelo vereador Roberto Oliveira Teixeira, o Pastor Roberto de Jesus (PMDB). Projeto de lei tem pareceres favoráveis das comissões e deve ser votado na 5ª feira

Publicado em 10/03/2015 às 11:06

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Unidades de Educação, Saúde e Assistência Social de Santos poderão ter de dispor, obrigatoriamente, de uma cópia da Lei Maria da Penha (lei federal, de 2006, que coíbe e previne a violência doméstica e familiar). É o determina o projeto de lei proposto pelo vereador Roberto Oliveira Teixeira, o Pastor Roberto de Jesus (PMDB), que foi aprovado ontem em primeira discussão na Câmara.

Segundo explicou Roberto Oliveira, tal como uma cópia do Código de Defesa do Consumidor é disponibilizada em todos os estabelecimentos comerciais, por força de lei, o mesmo deve ocorrer com a Lei Maria da Penha “para que as mulheres tenham conhecimento dos seus direitos”. “Esta é uma lei que precisa de uma publicidade forte para que todos a conheçam. O Código de Defesa do Consumidor hoje é conhecido porque todos os estabelecimentos o apresentam ao consumidor”.

O projeto de lei recebeu pareceres favoráveis das comissões permanentes de Justiça, Redação e Legislação Participativa e de Finanças e Orçamento, e deve retornar para segunda votação na sessão de quinta-feira.

Cópia da Lei Maria da Penha pode se tornar obrigatória em unidades de Educação, Saúde e Assistência Social (Foto: Divulgação)

Enriquecimento?

Algum servidor da Secretaria Municipal da Saúde está sendo investigado pela Controladoria Geral do Município por apresentar sinais de enriquecimento? É o que quer saber o vereador Evaldo Stanislau (PT), que teve requerimento nesse sentido aprovado ontem na Câmara.

No requerimento, Evaldo quer saber se a Controladoria Geral atua preventivamente, examinando sinais de enriquecimento ou se age somente a partir de denúncias.

Ele quer saber se já foram feitas constatações de casos deste tipo desde a criação do órgão e quantos procedimentos investigatórios foram abertos e quais as conclusões, caso a caso. 

Em outro ponto, ele questiona especificamente se foi aberta alguma investigação na área da Saúde - não faz menção a nenhuma outra secretaria municipal - e indaga: “Há cruzamento com o Imposto de Renda, incluindo a aquisição de bens de grande porte por familiares”?

Panelaço contra Dilma Rousseff divide petistas

Houve panelaço no domingo à noite ou apenas demonstração de irritação de uma parcela pequena de insatisfeitos? Os dois vereadores do PT de Santos, Adilson Júnior e Evaldo Stanislau, têm entendimentos diferentes sobre a resposta ao pronunciamento, em rede nacional, da presidente Dilma Rousseff (PT).

Para Adilson Júnior, a manifestação ocorreu em áreas como “Morumbi e Jardins (bairros nobres da Capital), e ainda é um reflexo da polarização da eleição presidencial”. Em sua avaliação, não foi um ato “representativo”. “É uma tentativa de emplacar um terceiro turno. Não faz sentido”.

Já para Evaldo Stanislau, não se deve fazer a distinção se o ato partiu de moradores do Gonzaga, Boqueirão ou dos bairros da Zona Noroeste. “A presidente é presidente de quem votou nela e de quem não votou”.

Stanislau, porém, reprova as palavras de baixo calão usadas por parte dos insatisfeitos com o governo e o pronunciamento de Dilma.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter