Continua depois da publicidade
Há exatos 70 anos nascia em Santos o que hoje é o único Centro de Educação e Reabilitação para Deficientes Visuais da Baixada Santista. Em 18 de abril de 1943 foi fundado o núcleo vinculado ao Instituto Profissional Paulista para Cegas de São Paulo, um internato que atendia inicialmente cinco moças cegas marginalizadas com a proposta de educá-las e integrá-las a sociedade.
Em alguns anos o Lar das Moças Cegas desvinculou-se e tornou-se um órgão independente, de natureza filantrópica, com a finalidade de tratar interesses sociais e educacionais das mulheres cegas da região. Atualmente, além de atender pessoas de ambos os sexos e de todas as idades, deixou de ser um internato e possui mais de 35 atividades para os 200 alunos, contando com 130 colaboradores, 80 voluntários e 400 pacientes.
Para celebrar os 70 anos de fundação, no dia 18 de abril, às 10h será reinaugurado o Salão de Festas, que passou por uma grande reforma e agora comporta cerca de 600 pessoas. O novo espaço receberá o nome de "Mário Simões Lopes", uma homenagem ao vice-presidente do LMC que faleceu em 2012.
Em seguida acontecerá o tradicional "Café da Manhã Cinco Estrelas", oferecido aos alunos, voluntários e colaboradores. O grande cerimonial de comemoração ocorrerá às 20h. O vice-prefeito de Santos, Eustázio Alves Pereira Filho, será orador da noite. Trata-se de uma solenidade fechada para 500 convidados.
Continua depois da publicidade
Atividades
Atualmente, o Lar das Moças Cegas proporciona diversos serviços aos deficientes visuais. Na área de Reabilitação, há acompanhamento educacional, atividades esportivas, cursos de capacitação profissional e intervenção precoce, além do atendimento terapêutico, que proporciona autonomia, independência e socialização dos deficientes visuais por meio da terapia ocupacional, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia e serviço social.
Continua depois da publicidade
No setor da Baixa Visão, onde atende cerca de 400 pacientes, são oferecidos atendimentos oftalmológicos, tecnologia oftálmica, psicológico, pedagógico e social. O LMC é a primeira instituição para deficientes visuais no Brasil certificada com o Selo de Qualidade ISO 9001:2008.