X

Cotidiano

Kerry cancela retorno aos EUA e permanece em negociações com Irã

A decisão foi divulgada em meio a sinais de que as reuniões chegaram a um impasse, poucos dias antes do prazo final de 31 de março estabelecido para que se chegasse a um acordo preliminar

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 29/03/2015 às 10:16

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, cancelou seu retorno aos Estados Unidos para permanecer em negociações sobre o programa nuclear do Irã, que acontecem na Suíça. A decisão foi divulgada em meio a sinais de que as reuniões chegaram a um impasse, poucos dias antes do prazo final de 31 de março estabelecido para que se chegasse a um acordo preliminar.

Kerry participa de reuniões com o ministro de Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, desde quinta-feira. Ontem, ministros da França e da Alemanha chegaram a Lausanne, e autoridades da Inglaterra, da China e da Rússia devem se juntar ao grupo ainda hoje.

O acordo preliminar deverá abrir caminho para uma nova rodada de negociações, com o objetivo de impor restrições de longo prazo às atividades nucleares do Irã, em troca da redução de sanções ao país.

John Kerry cancelou seu retorno aos Estados Unidos (Foto: Associated Press)

Autoridades de países ocidentais afirmaram que as negociações estão avançando em relação aos limites ao programa de enriquecimento de urânio. Entretanto, o país estaria relutante quanto ao tempo em que terá que limitar o uso dessa tecnologia. Com o enriquecimento de urânio, é possível produzir material para usos na medicina, pesquisas científicas e geração de energia, mas também para a construção de uma bomba atômica. Nas últimas semanas, o Irã teria modificado sua demanda de manter 10 mil centrífugas para 6 mil centrífugas de enriquecimento de urânio, e agora o país pode aceitar reduzir ainda mais esse número. O governo de Teerã também estaria disposto a enviar todo o urânio enriquecido produzido para a Rússia.

Os Estados Unidos e outros países aliados buscam um acordo para aumentar o tempo que o Irã levaria para produzir armas nucleares dos atuais dois a três meses para pelo menos um ano, por no mínimo uma década. O ponto de maior discórdia seria a duração das restrições. O Irã estaria pedindo que todas as restrições fossem retiradas após dez anos, enquanto os demais países insistem na remoção progressiva.

O limite à pesquisa e desenvolvimento de novas centrífugas é outro ponto de atrito, afirmaram as fontes. O Irã criou um protótipo que é capaz de enriquecer o urânio 16 vezes mais rápido que o modelo atual. Os EUA querem restringir a pesquisa, uma vez que a adoção da nova tecnologia iria aumentar a velocidade em que o país poderia produzir matéria-prima suficiente para a fabricação de uma bomba, assim que as restrições fossem encerradas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter