Mais de 2 mil entregadores estão recebendo treinamento do novo app / Imagem gerada por IA
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A gigante chinesa Meituan, por meio de sua marca Keeta, inicia nesta quarta-feira (26) a sua atuação no serviço de delivery em São Paulo, acirrando a concorrência no setor de entregas contra iFood e 99Food. O aplicativo da empresa já se encontra disponível para download nas plataformas iOS e Android.
A Keeta chega à capital paulista após realizar testes iniciais nas cidades litorâneas de Santos e São Vicente. O serviço começa a funcionar hoje em São Paulo, cidade onde a companhia terá parcerias iniciais com a rede de fast-food Bob's e a hamburgueria Seven Kings.
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O serviço de entregas também se expandirá para mais 8 cidades da Região Metropolitana de São Paulo, sendo elas Guarulhos, Barueri, São Bernardo do Campo, Santo André, Itaquaquecetuba, Osasco, Diadema e São Caetano do Sul.
A Keeta está apostando em uma série de benefícios para atrair tanto consumidores quanto parceiros:
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Mesmo antes de iniciar as operações na capital, a Keeta processou a 99Food por concorrência desleal. Controlada pela Meituan, a companhia acusou a 99Food de oferecer dinheiro para obter exclusividade com restaurantes, sendo que uma das cláusulas visava barrar a entrada da Keeta no mercado.
Em outubro, o TJ-SP derrubou as cláusulas de exclusividade, considerando a conduta da 99Food ilícita. Embora uma decisão posterior tenha suspendido essa sentença, declarando os contratos como lícitos, a 99Food parou de exigir exclusividade de novos restaurantes parceiros.
Tony Qiu, presidente de operações internacionais da Keeta, comentou as disputas, afirmando que elas refletem a atratividade do setor. "O Brasil é um mercado de mais de US$ 10 bilhões, e a competição deve ser saudável. Quando consumidores e restaurantes têm escolha, isso traz benefícios para todos a longo prazo. Ganha quem oferecer os melhores preços," disse.
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O mercado brasileiro de delivery está aquecido e em guerra de investimentos: a 99Food reestreou no país; a Meituan (Keeta) informou que investirá R$ 5,6 bilhões em 5 anos; a Rappi fará um aporte de R$ 1,4 bilhão até 2028; e o líder iFood planeja investir R$ 17 bilhões até março de 2026.
A Meituan chega ao Brasil com a credencial de ser a maior empresa de entregas do mundo, contando com 770 milhões de clientes na Ásia e uma receita global de US$ 46 bilhões no último ano.