Cotidiano

Keeta começa atividades em São Paulo após sucesso na Baixada Santista

A marca chinesa inicia a operação paulista com a promessa de cupons de R$ 200, além de entrega grátis e ressarcimento por eventuais atrasos nas entregas

Giovanna Camiotto

Publicado em 26/11/2025 às 15:30

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Mais de 2 mil entregadores estão recebendo treinamento do novo app / Imagem gerada por IA

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A gigante chinesa Meituan, por meio de sua marca Keeta, inicia nesta quarta-feira (26) a sua atuação no serviço de delivery em São Paulo, acirrando a concorrência no setor de entregas contra iFood e 99Food. O aplicativo da empresa já se encontra disponível para download nas plataformas iOS e Android.

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A Keeta chega à capital paulista após realizar testes iniciais nas cidades litorâneas de Santos e São Vicente. O serviço começa a funcionar hoje em São Paulo, cidade onde a companhia terá parcerias iniciais com a rede de fast-food Bob's e a hamburgueria Seven Kings.

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O serviço de entregas também se expandirá para mais 8 cidades da Região Metropolitana de São Paulo, sendo elas Guarulhos, Barueri, São Bernardo do Campo, Santo André, Itaquaquecetuba, Osasco, Diadema e São Caetano do Sul.

Diferenciais do serviço

A Keeta está apostando em uma série de benefícios para atrair tanto consumidores quanto parceiros:

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  • Para Consumidores: Quem tiver pedido atrasado, ganha um cupom de até R$ 50. Nos primeiros dias de estreia, os clientes receberão R$ 200 em cupons de boas-vindas. A marca promete ainda que 90% dos restaurantes parceiros terão entrega grátis no lançamento.
     
  • Para Restaurantes: A companhia promete atendimento humano, recebíveis com antecipação de 7 dias sem custo e informações estratégicas sobre a base de clientes.
     
  • Para Entregadores: A Keeta informa ter uma central de suporte dedicada e oferece um capacete inteligente, equipado com Bluetooth, que permite ao entregador ouvir o trajeto ou atender chamadas sem precisar tocar no telefone. A empresa também está montando um "hub" de atendimento para motociclistas em Santo Amaro (zona sul de SP), com banheiro, tomadas para carregar celular e micro-ondas.

Disputa judicial

Mesmo antes de iniciar as operações na capital, a Keeta processou a 99Food por concorrência desleal. Controlada pela Meituan, a companhia acusou a 99Food de oferecer dinheiro para obter exclusividade com restaurantes, sendo que uma das cláusulas visava barrar a entrada da Keeta no mercado.

Em outubro, o TJ-SP derrubou as cláusulas de exclusividade, considerando a conduta da 99Food ilícita. Embora uma decisão posterior tenha suspendido essa sentença, declarando os contratos como lícitos, a 99Food parou de exigir exclusividade de novos restaurantes parceiros.

Tony Qiu, presidente de operações internacionais da Keeta, comentou as disputas, afirmando que elas refletem a atratividade do setor. "O Brasil é um mercado de mais de US$ 10 bilhões, e a competição deve ser saudável. Quando consumidores e restaurantes têm escolha, isso traz benefícios para todos a longo prazo. Ganha quem oferecer os melhores preços," disse.

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O mercado brasileiro de delivery está aquecido e em guerra de investimentos: a 99Food reestreou no país; a Meituan (Keeta) informou que investirá R$ 5,6 bilhões em 5 anos; a Rappi fará um aporte de R$ 1,4 bilhão até 2028; e o líder iFood planeja investir R$ 17 bilhões até março de 2026.

A Meituan chega ao Brasil com a credencial de ser a maior empresa de entregas do mundo, contando com 770 milhões de clientes na Ásia e uma receita global de US$ 46 bilhões no último ano.

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