X

Cotidiano

Justiça de Santos proíbe novos despejos no Jardim São Manoel

Juíza Fernanda Menna Peres acata ação movida por moradores e impede Prefeitura de executar a desocupação de moradias

Carlos Ratton

Publicado em 28/07/2021 às 07:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Funcionários da Prefeitura promoveram a reintegração do terreno público localizado na Rua João Carlos da Silva / Divulgação

A juíza Fernanda Menna Pinto Peres, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Santos, acatou ação movida pelos moradores e, em decisão liminar (provisória), proibiu a Prefeitura de Santos de executar a desocupação compulsória de moradias, bem como, demolir as casas do Jardim São Manoel, conforme ocorrido em 23 de junho último, causando comoção social.

Funcionários da Prefeitura, apoiados pela Polícia Militar, Guarda Municipal e Terracom, no meio do frio e da pandemia, promoveram a reintegração do terreno público localizado na Rua João Carlos da Silva, no Caminho São Manoel, próximo da entrada da Cidade.

À noite, a comunidade realizou uma manifestação ateando fogo em pneus. Aos moradores que sobraram, foi entregue uma intimação para desocupar as casas em 30 dias (o prazo já terminou), o que gerou manifestações na Câmara.

Em sua decisão, a magistrada revela que não passa despercebida a ocorrência frequente de ocupações irregulares, inclusive em áreas de proteção ambiental, por populações em situação de risco social em Santos. No entanto, "não passa despercebido, também, que muitos dos cidadãos não contam com acesso ao direito fundamental à moradia, o que demonstra haver direitos fundamentais em conflito".

A juíza vai mais longe ao decidir em favor dos moradores. Baseando-se na Constituição mais de uma vez, alerta que a comunicação de despejo e demolição não foi precedida do devido processo legal. "A situação de pandemia não autoriza o despejo compulsório de famílias vulneráveis, havendo, inclusive, decisão cautelar do Supremo Tribunal Federal (STF) nesse sentido", lembra.

A magistrada informa ainda que trata-se de área e entorno cujos processos ecológicos essenciais estão altamente comprometidos por ameaças ambientais, incomparavelmente, mais graves do que as moradias irregulares.

"Área altamente industrializada, vizinha a área portuária, defronte ao bairro da Alemoa, onde se situam enormes depósitos de materiais químicos e perigosos, que já foram cenário de desastres e incêndios que aterrorizaram os moradores da região que, por sua vez, fica defronte à Cava Subaquática da Vale, no estuário, onde são depositados resíduos tóxicos de alta periculosidade".

Finalizando, acrescenta que, diante da falta de alternativas de realocação em abrigos públicos, com condições dignas e cuidados necessários para o apoio às pessoas vulneráveis, inclusive provendo condições de manutenção do isolamento social, a remoção compulsória "mostra-se inadequada aos objetivos constitucionais da política urbana, sob contexto da pandemia que coloca ainda a saúde pública como bem a ser protegido e suprime qualquer possibilidade de urgência", na retirada dos moradores.

A advogada Gabriela Ortega, que representou os moradores, enfatiza o que a decisão representa: "um teto garantido por mais uns dias pra várias famílias. Que pessoas não irão acordar e correr pra rua pra ver se a força tarefa tá lá".

PREFEITURA.

Procurada ontem, a Prefeitura informou que irá cumprir a decisão liminar, enquanto responde a ação até a solução definitiva da demanda judicial. Anteriormente, revelou que nenhuma família foi retirada de construções irregulares no São Manoel e que, durante a ação executada em cumprimento de um Termo de Acordo Judicial (TAC) entre o Ministério Público e o Município.

"Houve a demolição de nove construções irregulares desocupadas, uma demarcação de loteamento também irregular, e o desmonte de uma cocheira com dois cavalos, cujos donos foram orientados a retirar os animais do local. No total, só nove famílias foram intimadas a demolir os barracos e deixar o local. Elas também foram aconselhadas a procurar orientação assistencial".

Conforme explicou, antes de ações, as famílias que habitam construções irregulares são identificadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e orientadas a se cadastrarem no Centro de Referência de Assistencial Social (CRAS) mais próximo ao bairro alvo da ação.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter