O workshop foi oferecido gratuitamente, pelo governo do Estado de São Paulo / Divulgação/PMG
Continua depois da publicidade
Nos filmes e desenhos animados, são as vozes e imagens que formam os personagens que assistimos. Para descobrir as técnicas de dublagem, cerca de 20 pessoas puderam participar da 'Oficina Livre de Dublagem', realizada na última quinta (23), no Anfiteatro Ferreira Sampaio, em Vicente de Carvalho.
O workshop foi oferecido gratuitamente, pelo governo do Estado de São Paulo, por meio do Museu da Imagem e do Som (MIS) e pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
Continua depois da publicidade
A oficina teve a duração de quatro horas, dividida em duas etapas. Na primeira fase, os participantes conheceram a história, as técnicas e o mercado de trabalho da profissão. Na segunda etapa, foi o momento de colocar a 'mão na massa'. Os alunos produziram pequenas gravações de vídeo e áudio para aplicar técnicas de dublagem e edição, discutidas anteriormente no momento da teoria.
Italo Yuri foi o responsável pela oficina. Como gestor de audiovisual e cinegrafista compartilhou experiências da sua trajetória dedicada a cultura, televisão e cinema. Ele também é formado em rádio e TV e técnico em processos fonográficos.
Continua depois da publicidade