X

Doces são feitos com farinha de amêndoas, coco, linhaça, amendoim, não levam glúten nem lactose. Para adoçar, Mariana usa eritritol, considerado um adoçante sem calorias. / Nair Bueno/Diário do Litoral

Mariana Marques Duarte tem apenas 17 anos, mas já carrega consigo uma extensa bagagem sobre o tema ‘alimentação saudável’. O interesse em aprender maneiras de substituir ingredientes para deixar as receitas mais leves surgiu ao ver a mãe estudando sobre o tema e aplicando os ensinamentos nas refeições diárias. 

Além disso, o gosto pela cozinha levou Mariana a fazer um curso de doces low carb (que significa livre de carboidrato), e a cursar Nutrição na Unifesp.

“Eu já não consumo mais açúcar, glúten e lactose e há muito tempo queria fazer doces para vender, mas não tinha conhecimento suficiente. Até que fiz o curso da chef Julia Murça e me senti mais segura para investir nisso”, explica Mariana.

Segundo ela, uma semana foi o suficiente para acertar todas as receitas que testou. Surgiu então, em maio deste ano, a marca Dolce & Salutare (doce e saúde), nome que veio por influência da avó italiana.

O segundo passo foi montar uma página no Instagram para mostrar as opções do cardápio que inclui bolos de pote, cookies, brownie, brigadeiros e beijinhos, todos sem açúcar para comer sem culpa e para mostrar às pessoas que é possível se alimentar de forma saudável sem deixar o prazer de lado. 

Em cinco meses, Mariana conseguiu, com o lucro das vendas, devolver para a mãe o valor pago no curso e na compra dos ingredientes.

Todos os doces são feitos com farinha de amêndoas, coco, linhaça, amendoim, não levam glúten nem lactose. Para adoçar, Mariana usa eritritol, considerado um adoçante sem calorias.

“O que quero mostrar é que dá para comer doce sem precisar colocar a saúde em jogo. Fico muito feliz em entregar produtos que não fazem mal. Tenho muito cuidado com os processos, sou eu quem faço as farinhas, que abro o coco para fazer o leite e uso ovos de galinhas livres da gaiola”, detalha.

O sabor conquistou o público e em poucos meses de empresa, a média de venda semanal de bolos passou de três para 15. Para conciliar os estudos, Mariana faz as fornadas apenas uma vez na semana, mas sabe que se produzisse mais vezes, as vendas dobrariam.

Por isso, pretende lançar novos produtos em breve e cursar Gastronomia após terminar a faculdade de Nutrição. Quem quiser encomendar os doces saudáveis e saborosos feitos pela jovem, pode entrar em contato pelo telefone (13) 99197-4133 ou pelo instagram @dolce.salutare.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter