GOVERNO SAUDE

Jovem é aprovada em curso em Portugal, mas precisa de dinheiro para embarcar rumo ao sonho

Ana Beatriz Borba Soares, 19 anos, moradora da periferia de São Vicente, foi aprovada no curso de verão da Universidade de Coimbra

Comentar
Compartilhar
04 JUL 2019Por Vanessa Pimentel18h01
Ana Beatriz tem até o dia 9 de julho para arrecadar o dinheiroFoto: Nair Bueno/DL

Ana Beatriz Borba Soares, 19 anos, moradora da periferia de São Vicente, tem nas mãos uma oportunidade imperdível, que deveria trazer apenas alegria, não fosse um detalhe: a falta de dinheiro. Estudante do último ano do ensino médio do Instituto Federal (IFSP), campus Cubatão, Ana foi aprovada no curso de verão da Universidade de Coimbra, em Portugal, para ter aulas de Relações Internacionais, mas precisa de R$ 6 mil para embarcar rumo ao sonho. 

O valor arca com as despesas que incluem as passagens de ida e volta e uma taxa de 200 Euros que dá direito a acomodação na universidade e alimentação. As aulas acontecem do dia 21 a 26 de julho de 2019. 

“Fiquei muito surpresa quando recebi o e-mail informando que tinha passado. Enviei meu histórico escolar sem pretensão e quase não acreditei que fui selecionada. Estou muito ansiosa porque esse é meu último ano da federal e, consequentemente, minha última chance de participar do curso de verão”, conta.

A seleção para o curso, com apenas 15 vagas distribuídas pelo mundo, foi feita a partir de uma análise do currículo escolar dos estudantes. As boas notas e a ativa participação de Ana nas atividades escolares do IFSP abriram as portas da Universidade de Coimbra. 

Beatriz explica que estudou a vida toda em escola pública e quando passou na prova da concorrida escola técnica para cursar o ensino médio, teve dificuldades em acompanhar o conteúdo. Mas, com esforço e ajuda dos bons professores que fazem parte do quadro do IFSP, conseguiu seguir com a turma e se forma no fim deste ano. 

A trajetória pelo ensino médio é marcada pela ativa participação de Beatriz nas atividades escolares. Ela foi voluntária no jornal da escola, supervisora do laboratório de turismo, membro da comissão de formatura, bolsista de um projeto sobre a simbologia da nomeação dos espaços na cidade de Cubatão, representante de turma e coordenadora do turno vespertino do Grêmio Livre Estudantil Chico Mendes.

Ana tem até o dia 9 de julho para arrecadar o dinheiro, por isso, além da venda de brigadeiros, ela começou uma campanha no site ‘vaquinha’ que, até ontem (4), contabilizava pouco mais de R$ 2 mil. Quem puder ajudá-la, basta digitar o endereço www.vakinha.com.br/vaquinha/622508 e contribuir. 

Depósitos também podem ser feitos nas seguintes contas:

SANTANDER - Flávio Soares (pai) - Agência: 3319 - Conta: 01002636-8 
CAIXA - Ana Beatriz Borba Soares - Agência: 3858 - Conta: 00007041-1 
ITAÚ - Ana Beatriz Borba Soares - Agência: 6261 - Conta: 12271-4. 

Ou ainda, falar com ela pelo Facebook: Ana Beatriz Borba, Instagram: @anntrizb ou telefone: (13) 997759005.