Cotidiano

Jovem de 19 anos morre após suspeita de dengue em Peruíbe (SP)

A notícia da morte da jovem comoveu a cidade e resultou em homenagens nas redes sociais, além de reclamações

Márcio Ribeiro, de Peruíbe para o Diário do Litoral

Publicado em 15/04/2025 às 11:33

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A família afirma que ela foi vítima de negligência médica após se dirigir mais de uma vez à UPA / Reprodução/Google Maps

Continua depois da publicidade

Letícia Monteiro de Souza, de 19 anos, morreu após apresentar sintomas de dengue em Peruíbe. A família afirma que ela foi vítima de negligência médica após se dirigir mais de uma vez à UPA. A Prefeitura nega. A notícia da morte da jovem comoveu a cidade e resultou em homenagens nas redes sociais, além de reclamações.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

De acordo com os familiares, Letícia foi levada à UPA , mas, mesmo com queda de plaquetas e até episódios com vômito de sangue, foi mandada de volta para casa.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Dengue avança no litoral paulista e casos confirmados já passam de mil

• Primeira morte por dengue em 2025 é confirmada no Litoral de SP

Regilene Monteiro, irmã da vítima, afirmou em entrevista ao Programa Na Mira, que tudo começou com dor de cabeça e febre, quando resultou nas primeiras idas da paciente à unidade de pronto atendimento. 

Lá, os familiares foram informados que ela só podia tomar Dipirona e Paracetamol, por que ela estava com dengue, já que todos os resultados apontaram isso.

Continua depois da publicidade

“Ela chegou lá com as plaquetas baixas e baixando cada vez mais, mas, mesmo assim, mandaram a minha irmã de volta para casa. Eu tenho certeza que se eles tivessem deixado ela internada desde o primeiro dia, nada disso estaria acontecendo”, disse Regilene, bastante abalada.

A Prefeitura foi procurada para prestar esclarecimentos e disse que não há a confirmação de que o óbito tenha sido por dengue e que aguarda o resultado de laudos e exames. Disse ainda que o profissional médico responsável pelo último atendimento foi afastado dos plantões até a conclusão da apuração, como medida preventiva. 

Leia a nota da Prefeitura na íntegra:

“Conforme informado pelo Serviço Municipal de Vigilância Epidemiológica, até o momento não há confirmação de que o óbito tenha sido causado por dengue, pois não há exame confirmatório.

Continua depois da publicidade

O setor aguarda a emissão do laudo pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO), além dos resultados dos exames laboratoriais para pesquisa de arboviroses, realizados com a amostra coletada da paciente e enviada ao Instituto Adolfo Lutz.

A Secretaria Municipal de Saúde informa, ainda, que a administração municipal está monitorando o caso de forma rigorosa e já instaurou um procedimento administrativo para apurar com seriedade os fatos. Como medida preventiva, o profissional médico responsável pelo último atendimento foi afastado dos plantões até a conclusão da apuração”.

Vale lembrar que a primeira morte confirmada de dengue no litoral de São Paulo foi em Peruíbe.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software