José Luiz Camargo, diretor clínico da Santa Casa de Santos, morre aos 92 anos

O hospital emitiu na tarde desta quarta-feira (28) a nota de falecimento e lamentou a perda para a Medicina da Cidade

Comentar
Compartilhar
28 OUT 2020Por Da Reportagem17h39
José Luiz Camargo nasceu em Santos, em 10 de dezembro de 1928Foto: Reprodução

Dr. José Luiz Camargo, diretor clínico da Santa Casa de Santos, morreu nesta quarta-feira (28), aos 92 anos. O hospital emitiu na tarde desta quarta-feira (28) a nota de falecimento e lamentou a perda para a Medicina de Santos.

“É com profundo pesar que a Diretoria Clínica comunica o falecimento do colega Dr. José Luiz Camargo Barbosa, que foi por muitos anos Diretor Clínico do Hospital. Dr. José Luiz Camargo dedicou sua vida à Santa Casa e, acima de tudo, à medicina. A Diretoria Clínica e todo o corpo clínico do Hospital da Santa Casa de Santos estão de luto pela perda não de um colega, mas de um ícone da Medicina na cidade Santos”, diz a nota.

Ele, nasceu em Santos, em 10 de dezembro de 1928, formou-se médico pela antiga Escola Paulista de Medicina (atual Unifesp), em 1953. Cursou Residência Médica em Cirurgia Cardiotorácica, do qual era especialista, com o saudoso Dr. Arthur Domingues Pinto. Tendo cursado especialização na Universidade de Dusseldorf (Alemanha). Foi um dos membros-fundadores da Unimed, tendo sido seu primeiro presidente em 1967.

Foi médico da Santa Casa de Santos ao longo de 66 (sessenta e seis) anos, tendo se inscrito no Corpo Clínico em 1954. Foi o responsável pela criação do Serviço de Cirurgia Torácica do hospital há mais de 20 (vinte) anos, desvinculando a especialidade da Cirurgia Cardíaca. Foi ainda Vice-Diretor Clínico, Diretor Clínico, Diretor de Ensino Médico e Diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital.