Como curiosidade, o Rio Grande do Sul, onde fica Coqueiro Baixo, é o estado com a maior taxa de envelhecimento populacional do país / Pexels
Continua depois da publicidade
A cidade de Coqueiro Baixo, no Vale do Taquari, chama atenção por uma curiosidade relacionada à terceira idade.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município possui 277 idosos para cada 100 crianças ou adolescentes, sendo a maior taxa de envelhecimento do Brasil.
Continua depois da publicidade
Dos 1.290 habitantes, 518 são pessoas da terceira idade, número que representa 40,16% da população.
De acordo com a Secretaria de Assistência Social, 182 moradores têm entre 60 e 70 anos, 219 estão na faixa de 70 a 80 anos, 100 possuem entre 80 e 90 anos e 17 têm de 90 a 100 anos.
Continua depois da publicidade
Aproveite e veja também: Praia do litoral brasileiro é paraíso dos idosos e tem maior jardim a beira-mar do mundo.
Como curiosidade, o Rio Grande do Sul, onde fica Coqueiro Baixo, é o estado com a maior taxa de envelhecimento populacional do país.
A população local relata que muitos jovens preferem arriscar a vida e construir seus futuros em outras localidades. Em outros casos, eles acabam retornando para casa para aproveitar o restante da vida com mais tranquilidade.
Continua depois da publicidade
A economia de Coqueiro Baixo é baseada na agropecuária e, mesmo com o grande número de aposentados, esse cenário ainda se mantém. Cerca de 95% de todos os recursos do município vêm da produção de suínos, frangos e leite.
Para chegar a Coqueiro Baixo, no Vale do Taquari, o acesso mais comum é a partir de Porto Alegre.
O trajeto segue pela BR-386 até a região de Lajeado e Encantado, onde o motorista entra na ERS-425 e continua até o município.
Continua depois da publicidade
A viagem leva entre duas horas e meia e três horas. Para quem vai de ônibus, não há linha direta; o passageiro precisa seguir até Lajeado ou Encantado e, a partir daí, completar o percurso com transporte local, como táxi ou aplicativo.