João Pessoa já conta com calçadas remodeladas

O local está ganhando calçadas de concreto desempenado e, nos trechos de travessias, rampas e piso tátil para auxiliar as pessoas com deficiências.

Comentar
Compartilhar
09 JAN 201413h57

A reurbanização da rua João Pessoa, em andamento pela prefeitura, já favorece milhares de pedestres. O local está ganhando calçadas de concreto desempenado e, nos trechos de travessias, rampas e piso tátil para auxiliar as pessoas com deficiências. As intervenções seguem os padrões do projeto Calçada para Todos, para promoção da acessibilidade e mobilidade urbana, e tiveram início pelo passeio do lado direito (porto/praça dos Andradas) , onde atingiram 65% do previsto.

Entre as áreas contempladas está o trecho entre a praça Rui Barbosa e a rua Martim Afonso. “Este novo piso melhorou bastante e está mais seguro para andar. Antes tinha muito buraco e eu mesma já tropecei várias vezes”, conta a cuidadora de idosos Neuza Cândido, moradora do Marapé. “Assim está bem melhor e dá impressão que a calçada ficou mais larga”, diz a encarregada de certificação Maria de Oliveira, que reside em Cubatão mas trabalha no Centro Histórico.

De acordo com o chefe do Departamento de Obras Públicas da Siedi (Secretaria de Infraestrutura e Edificações), Glaucus Farinello, nesta semana o trabalho será intensificado e começa a contemplar a calçada do lado esquerdo. “Já fizemos a topografia (análise do terreno) e nos próximos dias vamos demolir o calçamento atual”.

Nesta fase está prevista ainda a continuidade da construção da ciclovia, iniciada entre as ruas João Otávio e Aguiar de Andrade. A revitalização da via também contempla serviços de pavimentação e drenagem.