X

Cotidiano

Jardim Botânico cria ponto para santistas demonstrarem sua solidariedade

Agora, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, as pessoas podem passar pelo local e doar alimentos ou material de higiene e limpeza

Da Reportagem

Publicado em 08/04/2021 às 20:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A mesa está sempre cheia de alimentos e muitas pessoas passam pela frente do parque deixando suas doações ou retirando produtos. / ISABELA CARRARI/PMS

Neste momento crítico de pandemia e de crise econômica, toda ajuda é sempre importante. E o Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Fraccaroli s/nº - Bom Retiro), mesmo com as portas fechadas, está contribuindo para que a população supere essas dificuldades, dando uma aula de consciência e solidariedade.

Na frente do parque, foi colocada uma grande mesa e uma faixa com os dizeres "Doações: Contribua com o que quiser, retire o que precisa". Agora, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, as pessoas podem passar pelo local e doar alimentos ou material de higiene e limpeza. Quem estiver necessitando de algum item, pode retirar de forma anônima.

O coordenador do parque, Edson Inácio da Silva, explica que a ação se trata de uma troca. "É um exercício de liberdade e de consciência. Muitas pessoas estão passando pela primeira vez por necessidade, estão com a autoestima baixa, então elas podem retirar o que precisam, sem realizar nenhum cadastro, ou então trocar algo que têm bastante por algo que está em falta", explica.

SOLIDARIEDADE

A iniciativa já está dando certo. A mesa está sempre cheia de alimentos e muitas pessoas passam pela frente do parque deixando suas doações ou retirando produtos. Um dos que foi contribuir foi Rhyan Donato da Costa, de 18 anos, morador da Vila São Jorge. "Nesse momento difícil temos que ajudar uns aos outros. São muitas pessoas passando dificuldades, ainda mais na nossa região".

Silvio César Alcantara, de 50 anos, também levou suas doações e se emocionou. "É uma ação simples, mas que faz toda diferença. Muitas pessoas estão fragilizadas, sem capacidade de pedir ajuda. Aqui elas não precisam se identificar, nem justificar suas necessidades. Abrir sua ferida não é fácil", afirmou.

O empresário Christophe Diniz fez uma grande colaboração, levando alimentos, doces e balas para as crianças, além de máscaras. "A gente precisa contribuir com comida, mas um doce também alegra e acalma as crianças que precisam ficar em casa. O sentimento de doar é bem melhor que o de receber. Está faltando o básico para muita gente".

EXPANDIR A AÇÃO

O chefe do Departamento de Parques e Defesa da Vida Animal de Santos (Depavi), Éder Santana de Oliveira, diz que o parque, mesmo fechado, continua cumprindo sua função de educar. "É uma forma de fazer a sociedade interagir e se ajudar. Nós não controlamos, apenas organizamos", explica.

Ele antecipa que a intenção é levar a mesma ação para a frente do Orquidário e do Aquário. "Manteremos essa ação enquanto estivermos nesse momento difícil", completou.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

Passeio Ciclístico do Casqueiro 'Bike é Vida' ocorre neste domingo (28), em Cubatão

Kits serão entregues no próprio dia 28, às 7h, no mesmo local onde ocorrerá o evento

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter