X

Cotidiano

Jackson e Bruno estão a 60 dias da vitória na luta pelo transporte

Governo de São Paulo deve conceder transporte porta a porta aos estudantes

Publicado em 02/06/2014 às 10:12

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os estudantes de Praia Grande Jackson Paula e Bruno Souto, portadores de necessidades especiais, estão a um passo de vencer a batalha e conquistar o direito de obter transporte de suas residências à Faculdade de Direito da Universidade Católica de Santos (UniSantos) e à Faculdade de Tecnologia (Fatec), respectivamente, até o final dos cursos.

O Governo do Estado de São Paulo requereu 60 dias para conceder o benefício porta a porta aos estudantes, informando ainda que não cumpriu a liminar porque é um pedido inédito na Baixada Santista onde o poder público jamais tinha se deparado com caso semelhante.

“Tomara que sirva de exemplo para trazer o programa LIGADO da Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU) para a região, para atender a todos que estejam na mesma condição, seja para estudar, trabalhar, ou ir ao médico, enfim”, afirmou Jackson Paula.

Mesmo na iminência da conquista inédita, o estudante ainda permanece sereno sobre a questão tão sofrida. “Sinceramente, por enquanto, não penso em comemorar e nem fazer os devidos agradecimentos nominalmente, pois só dá para acreditar vendo. Não podemos esquecer que estamos no Brasil e, especificamente, na Cidade de Praia Grande, onde até agora a Prefeitura e a Câmara não tomaram nenhuma posição digna sobre a situação”, conclui.

 Jackson de Paula diz que só acredita vendo e Bruno Souto  luta para ir à Faculdade de Tecnologia (Fotos: Luiz Torres/DL)

MP

O estudante tem razão em manter cautela. Recentemente, o Grupo Praia Grande em Debate teve que ingressar com um pedido à promotora pública Ana Maria Mollinari para que o prefeito Alberto Mourão e os vereadores da Cidade sejam indiciados por improbidade administrativa e prevaricação, respectivamente.  Mourão por não cumprir decisão judicial e os vereadores por não tomarem qualquer providência com relação aos descumprimentos, que estaria onerando os cofres públicos.

Alberto Mourão se nega a cumprir, de forma imediata, liminar que garante o transporte. No último dia 25, baseado em questionamentos (inclusive no âmbito judicial) o DL descobriu que a falta de iniciativa dos parlamentares pode lhes custar uma acusação de crime de prevaricação, o que acabou ocorrendo.

Por não cumprir a liminar, o Município está sendo penalizado com multa diária de R$ 10 mil, dobrando a cada cinco dias.  Os vereadores seriam agentes públicos e, como tais, teriam que impedir que a multa imposta pela Justiça não prejudicasse o erário.

O caso de ambos vem sendo acompanhado de perto pelos leitores do Diário do Litoral (DL), que desde o início vem publicando reportagens sobre o sacrifício dos dois estudantes universitários. Houve também repercussão em rede nacional, por intermédio da Rádio CBN e do Programa CQC, da Rede Bandeirantes.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter