X

Cotidiano

Itanhaém tem o menor índice de mortalidade infantil da região

Dados têm demonstrado evolução efetiva em virtude dos serviços de pré-natal e investimentos em capacitações para os profissionais da atenção básica

Da Reportagem

Publicado em 25/06/2020 às 13:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O índice foi comemorado pela Secretaria Municipal de Saúde que avalia a taxa como sendo significativa na Cidade / Divulgação/PMI

O índice de mortalidade infantil em Itanhaém apresentou redução e alcançou a taxa de 8,0, a melhor no ranking da Baixada Santista, segundo relatórios do Governo Estado de São Paulo. Dados preliminares têm demonstrado evolução efetiva em virtude de uma combinação de fatores diretamente ligada aos serviços de pré-natal e investimentos contínuos em capacitações para os profissionais da atenção básica.

A taxa de mortalidade – principal indicador social representado pelo número de crianças que morreram antes de completar um ano de vida a cada mil nascidas vivas no mesmo período – chegou a 8,0 em 2020, confirmando uma tendência de queda. Em 2019, os indicadores apontaram para 17,4, um aumento comparado ao mesmo período do ano anterior, que registrou 12,3 (2018). Os números foram bastante promissores em 2017: 7,6 por mil crianças nascidas vivas, que representam 1.447 nascidos com vida e onze mortes.

A tendência decrescente também pode ser observada em 2016, quando Itanhaém registrou 1.338 nascidos vivos e 16 óbitos. O índice de mortalidade de crianças de até um ano de idade diminuiu nos relatórios anuais analisados nos anos 2014 e 2015, de 14,04 para 12,90, respectivamente.

O índice foi comemorado pela Secretaria Municipal de Saúde que avalia a taxa como sendo significativa na Cidade. O resultado do trabalho das equipes é uma soma de forças de representantes de diversos setores da saúde, social e atuação do Comitê Municipal de Prevenção do Óbito Materno, Fetal, Infantil e Transmissão Vertical do HIV e Sífilis. Eles se reúnem uma vez por mês para analisar os falecimentos, as causas e propõem interferências para que eles não ocorram novamente.

CESCRIM

Na cidade há o Centro Especializado na Saúde da Criança e da Mulher (Cescrim Paula Vegas), localizado na Avenida Tiradentes,184, Jardim Mosteiro. O espaço tem como prioridade o cuidado com a criança e a mulher em situações de risco de saúde e vulnerabilidade social. Elas são encaminhadas pelas Unidades de Saúde da Família (USFs) após avaliação médica. As gestantes fazem sete ou mais consultas de pré-natal, uma das melhores coberturas da região.

Com uma equipe atuante em projetos voltados à redução da mortalidade infantil, o Cescrim faz o acompanhamento de gestantes e crianças em situações de risco em consonância com as USFs. Nas unidades, as mulheres são acompanhadas mensalmente até a 28ª semana de gestação, e as consultas vão ficando menos espaçadas ao longo da gravidez.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

Advogado Áureo Tupinambá, preso em operação do Gaeco, sai da prisão

Ex-diretor da Câmara de Cubatão estava preso desde o último dia 16 de abril por possível envolvimento com o PCC

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter