Promovida pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a ação busca reconhecer iniciativas efetivas no enfrentamento à insegurança alimentar em todo o país / PMI/Divulgação
Continua depois da publicidade
Itanhaém foi reconhecida na categoria "Boas Práticas de Combate à Fome e Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional" durante a 1ª edição do Prêmio Brasil Sem Fome, uma iniciativa do Governo Federal. Na ocasião, a honraria foi recebida pelo prefeito do município, Tiago Cervantes.
Promovida pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a ação busca reconhecer iniciativas efetivas no enfrentamento à insegurança alimentar em todo o país.
Continua depois da publicidade
Leia também: '2025 foi decisivo para Itanhaém entrar em novo ciclo de desenvolvimento', diz prefeito
O destaque dado a Itanhaém deve-se ao trabalho desenvolvido pelo Banco de Alimentos municipal. A unidade atua na captação de doações junto a empresários e supermercados locais, garantindo o reaproveitamento de alimentos que seriam desperdiçados.
Continua depois da publicidade
Os itens passam por um rigoroso processo de triagem, seleção e embalagem antes de serem distribuídos a famílias em situação de vulnerabilidade social. Os kits entregues são compostos, prioritariamente, por frutas, legumes e verduras frescos.
Atualmente, o Banco de Alimentos distribui uma média de 3 a 4 toneladas de mantimentos por mês. A iniciativa beneficia cerca de 158 famílias, incluindo pacientes da rede municipal de saúde, como pessoas com diabetes, pacientes oncológicos e usuários do CAPS.
Com 18 anos de atuação, o Banco de Alimentos de Itanhaém foi implantado em 2007, sendo o 13º a ser criado no Brasil. Ao longo de sua trajetória, o programa acumulou importantes reconhecimentos nacionais, como o Prêmio Prefeito Empreendedor Sebrae (2015), o Prêmio Mário Covas (2015 e 2016) e o Prêmio Josué de Castro (2016 e 2017).
Continua depois da publicidade