X

Cotidiano

Itamaraty repudia atentado na Tunísia que matou 19 pessoas

Na nota, o governo brasileiro elogia o “admirável processo de transição democrática, abrangente e inclusivo” levado adiante no país

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 18/03/2015 às 15:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O governo brasileiro informou, por meio de nota, que “condena com veemência o covarde atentado” praticado na manhã de hoje (18) contra o Museu do Bardo, em Túnis, que causou, de acordo com o primeiro-ministro da Tunísia, Habib Essid, a morte de pelo menos 19 pessoas, incluindo 17 turistas, além dos dois homens armados que realizaram os ataques.

“O governo brasileiro reitera seu absoluto repúdio a atos de terrorismo e ataques contra civis inocentes, praticados sob qualquer pretexto”, informa a nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores. “Neste momento de luto e tristeza, o governo brasileiro estende ao povo e ao governo da Tunísia, assim como às famílias das vítimas de diferentes nacionalidades, sua solidariedade”.

Na nota, o governo brasileiro elogia o “admirável processo de transição democrática, abrangente e inclusivo” levado adiante na Tunísia e observa que o país sediará, no próximo fim de semana, o Fórum Mundial Social, com a participação de uma grande delegação brasileira.

O atentado ao Museu do Bardo foi praticado, de acordo com as autoridades tunisianas, por dois homens armados. Segundo a polícia, os turistas assassinados são de nacionalidades polonesa, italiana, alemã e espanhola.

Segundo o primeiro-ministro tunisiano, Habib Essid, os terroristas vestiam uniformes militares e abriram fogo contra os turistas quando eles saíam de um ônibus, obrigando-os a refugiarem-se no interior do museu.

O ministro da Saúde, Said Aidi, disse à imprensa que 38 pessoas ficaram feridas no ataque, entre as quais turistas da França, Itália, Polônia, Japão e África do Sul. Segundo o porta-voz do Ministério do Interior, Mohamed Ali Aroui, cerca de 100 turistas estavam no museu quando ocorreu o ataque.

Este é um dos mais graves atentados contra estrangeiros na Tunísia desde que, em 2002, a Al Qaeda atacou uma sinagoga na Ilha de Djerba, matando 14 alemães e dois franceses, além de cinco tunisianos. Até o momento, o ataque não foi reivindicado por nenhum grupo.

O ataque ocorre a uma semana da abertura do Fórum Social Mundial, na Universidade El Manar, em Túnis. O evento vai de 24 a 28 de março.

O Museu Nacional do Bardo, conhecido pela vasta coleção de mosaicos da Antiguidade, está ao lado do Parlamento da Tunísia, onde os trabalhos foram suspensos durante o ataque. A Tunísia tem registrado um aumento do extremismo islâmico desde a revolução de 2011 que pôs fim ao regime de Zine El Abidine Ben Ali.

O país tem registrado crescente radicalização de jovens islâmicos. As autoridades estimam que cerca de 3 mil jovens tenham ido para o Iraque e a Síria combater ao lado de grupos jihadistas. Pelo menos 500 desses jovens já voltaram para a Tunísia.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

'Virada da Maturidade' começa nesta quinta (25), em Santos; veja programação

Santos

Grupo Soweto está entre atrações de maio do Sesc de Santos

Shows do próximo mês já começam com apresentação do grupo Fat Family; confira a programação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter