X

Cotidiano

Itália prende suspeitos de planejar ataque contra o Vaticano

A polícia italiana emitiu hoje 18 mandados de prisão aos suspeitos extremistas, incluindo dois supostos guarda-costas de Osama bin Laden, como parte de uma operação antiterrorismo

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 24/04/2015 às 13:38

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Extremistas islâmicos suspeitos de realizar um ataque a bomba em um mercado no Paquistão, no qual matou mais de 100 pessoas, também tinham planejado um ataque contra o Vaticano em 2010, disse Mauro Mura, procurador da Itália.

A polícia italiana emitiu hoje 18 mandados de prisão aos suspeitos extremistas, incluindo dois supostos guarda-costas de Osama bin Laden, como parte de uma operação antiterrorismo. Nove dos 18 mandados de prisão já foram executados, enquanto a polícia ainda está à procura de outros suspeitos.

Em uma conferência de imprensa em Cagliari, na Sardenha, Mura disse que escutas telefônicas indicaram que os supostos terroristas estavam planejando um ataque a bomba no Vaticano e que um homem-bomba havia chegado até Roma.

Extremistas islâmicos tinham planejado um ataque contra o Vaticano em 2010, disse Mauro Mura, procurador da Itália (Foto: Divulgação)

Mura disse que o plano de ataque não seguiu adiante e que o homem-bomba deixou a Itália, mas não deixou claro o motivo. De acordo com Mura, as escutas telefônicas deram "sinais de outros planos para possíveis ataques".

Os suspeitos estavam em contato direto com líderes da Al-Qaeda e do movimento Taleban no Paquistão, além de membros localizados em sete províncias italianas, disseram os investigadores.

"Acreditamos que este grupo estava envolvido na organização de muitos ataques sangrentos no Paquistão, incluindo a explosão de 2009, em um mercado em Peshawar", disse Mario Carta, um oficial da polícia em Sassari, região da Sardenha.

De acordo com o inquérito policial, que durou mais de seis anos, a rede financiava algumas de suas atividades através da imigração ilegal. "Eles fornecem contatos de empregos falsos e apoio logístico aos imigrantes que chegam na Itália e depois envolvem eles em suas atividades ilegais", acrescentou Carta.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Sétima Arte

Nossa Louca Resistência representará a Baixada Santista no Flipoços

Passado e presente do antigo Anchieta são retratados na obra 

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter