X

Cotidiano

Israel considera um erro acordo nuclear com o Irã

O ministro da Defesa de Israel pediu que as potências mundiais que negociam com o Irã em Genebra sejam "intransigentes" com a república islâmica

Publicado em 10/11/2013 às 11:04

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O ministro da Defesa de Israel, Moshe Yaalon, considerou neste sábado que um acordo sobre o programa nuclear do Irã em discussão com as potências mundiais é um " erro histórico". "Um acordo agora, nas condições atuais, é um erro histórico que vai permitir que o regime belicoso de Teerã prossiga com o seu perigoso programa nuclear e sua ambição de espalhar o terror e enfraquecer regimes no Oriente Médio e no mundo inteiro", afirmou Yaalon.

Ele pediu que as potências mundiais que negociam com o Irã em Genebra sejam "intransigentes" com a república islâmica, em linha com os comentários do ministro da Justiça israelense, Tzipi Livni. "Não há necessidade para apressar a assinatura de um acordo que não vai atingir seus objetivos, já que um acordo muito mais favorável poderia ser assinado, dado que o Irã está sob pressão ", disse Livni disse em um comunicado.

O acordo proposto - visto como um primeiro passo antes de novas negociações sobre um acordo final - prevê que o Irã congele parte de seu programa nuclear por até seis meses, em troca de algum alívio das sanções econômicas. Diplomatas do grupo P5 +1 (que é formado por Grã-Bretanha, China, França, Rússia e Estados Unidos, mais a Alemanha) lutaram para garantir o acordo durante negociações deste sábado, em Genebra.

Depois de várias reuniões com os colegas diplomatas, o ministro de Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, declarou que ainda há "divergências" sobre algumas questões e apontou para divisões entre as potências mundiais . "Há diferenças de opinião dentro do grupo P5 +1 ", disse Zarif, acrescentando que as negociações não continuaram no domingo se um acordo não fosse alcançado, segundo a agência de notícias iraniana ISNA. "Se não chegarmos a um acordo hoje à noite, as conversações serão retomadas nos próximos sete ou dez dias", afirmou.

Mohammad Javad Zarif, declarou que ainda há "divergências" sobre algumas questões e apontou para divisões entre as potências mundiais (Foto: Divulgação)

O govenro de Israel é contrário a possibilidade de o Irã fechar um acordo com as potências mundiais. Na sexta-feira, o primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, alertou o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, que ele estava oferecendo o Irã "o negócio do século". "Este é um negócio muito ruim, que Israel rejeita totalmente", declarou Netanyahu. Israel, o único país do Oriente Médio com poder nuclear não declarado, vê um Irã com armas nucleares como uma ameaça e não descartou a possibilidade de um ataque militar preventivo.

Os governos ocidentais - e Israel - acusam o Irã de desenvolver uma capacidade militar de armas nucleares sob o disfarce de um programa civil. O governo de Teerã nega qualquer ambição. O Irã abriu conversas com o Ocidente após a eleição, em junho, do moderado Hassan Rouhani, que substituiu o radical Mahmoud Ahmadinejad.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mais dois corpos são encontrados durante buscas por PM em Guarujá

Ainda não há informações sobre as identidades dos dois cadáveres

Variedades

Jornalista lança livro sobre a conscientização do valor do voto

Disponível em formato e-book, o 'É assim que eu voto' oferece aos cidadãos uma ferramenta para compreender o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter