X

Cotidiano

Iraque convoca Exército, polícia e forças paramilitares contra o Estado Islâmico

A operação foi deflagrada hoje, mas não há informações sobre quantos combatentes estão em ação nem onde os confrontos estão ocorrendo

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 26/05/2015 às 17:34

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O governo do Iraque convocou o Exército, a polícia, combatentes sunitas e mais de 5 mil membros das forças paramilitares - a maioria xiita - para lutar contra o Estado Islâmico na retomada de controle de Anbar, a maior província do país. A capital de Anbar, Ramadi, foi capturada pelo grupo extremista no início deste mês.

A operação foi deflagrada hoje, mas não há informações sobre quantos combatentes estão em ação nem onde os confrontos estão ocorrendo. O primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, disse esperar que a retomada de Anbar possa ser feita sem a ajuda da milícia xiita, cuja presença em províncias sunitas poderia gerar tensões. Mas grande parte da força paramilitar xiita já desempenha um papel importante na questão, impedindo o avanço do Estado Islâmico.

De acordo com autoridades do Iraque e dos Estados Unidos, o objetivo imediato é recapturar Ramadi antes que o Estado Islâmico tome outro centro urbano importante, além de interromper as rotas de abastecimento do grupo com a Síria.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter