X

Cotidiano

Irã está pronto para acordo nuclear, diz ministro

Mohammad Javad Zarif que concedeu uma série de entrevistas à imprensa francesa durante uma visita de dois dias a Paris, não ofereceu detalhes sobre como um acordo poderia ser alcançado

Publicado em 06/11/2013 às 15:39

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O ministro de Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, disse hoje que seu país está pronto para chegar a um acordo sobre o programa nuclear iraniano durante as conversas que ocorrerão amanhã em Genebra, durante a segunda rodada de negociações entre o governo do Irã e os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Zarif, que concedeu uma série de entrevistas à imprensa francesa durante uma visita de dois dias a Paris, não ofereceu detalhes sobre como um acordo poderia ser alcançado.

A viagem do ministro tem o objetivo de reduzir as pressões de países como França e Estados Unidos, que continuam cautelosos em relação à disposição de Teerã para fornecer garantias concretas de que seu programa nuclear não será usado para fins militares. Amanhã, Zarif vai se reunir com negociadores dos EUA, Rússia, China, Reino Unido, França e Alemanha para discutir o programa nuclear iraniano. "Nós podemos concluir isso esta semana em Genebra", disse o ministro ao diário francês Le Monde, em entrevista publicada nesta quarta-feira. "Se não for esse o caso, não é um desastre desde que façamos progressos", acrescentou.

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, em visita a Israel, ouviu hoje um apelo direto do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu contra o desejo do governo Obama de fazer uma pausa antes de propor novas sanções contra o Irã. Durante encontro com Kerry, o premiê israelense afirmou que as pressões sobre o governo iraniano "devem ser mantidas e até ampliadas" antes da segunda rodada de negociações previstas para amanhã, em Genebra.

O governo Obama tem dito que quer fazer uma pausa antes de adotar novas sanções contra o Irã para permitir maior flexibilidade nessas negociações. Durante a visita a Israel, Kerry não abordou a questão das sanções, mas repetiu que os EUA não permitirão que o Irã desenvolva armas nucleares.

Mohammad Javad Zarif, disse hoje que seu país está pronto para chegar a um acordo sobre o programa nuclear iraniano durante as conversas que ocorrerão amanhã em Genebra (Foto: Divulgação)

As lideranças mundiais que participam das conversas buscam chegar a um acordo que congele o programa nuclear do Irã em troca de algum alívio nas sanções econômicas que vêm castigando o país. Em particular, os líderes ocidentais pretendem convencer o governo iraniano a parar de enriquecer urânio em quantidades suficientes para produzir uma arma nuclear. As autoridades iranianas, entretanto, insistem que o programa nuclear do país, incluindo o enriquecimento de urânio, é para uso civil e pretendem pôr fim às sanções que paralisaram as indústrias bancária e de petróleo do país.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Grupo Soweto está entre atrações de maio do Sesc de Santos

Shows do próximo mês já começam com apresentação do grupo Fat Family; confira a programação

Praia Grande

Entenda o caso do adolescente que morreu após agressões em escola de PG

Ainda não se sabe se as agressões têm alguma relação com a morte

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter