Alíquotas de 4% para carros e 2% para motos estão mantidas / Reprodução/Governo de SP
Continua depois da publicidade
Os proprietários de veículos no estado de São Paulo que desejam pagar o IPVA 2026 com desconto precisam observar o calendário divulgado pela Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP).
O pagamento da primeira cota, com desconto de 3%para quitação à vista, terá início na próxima segunda-feira, 12 de janeiro.
Continua depois da publicidade
O cronograma segue o número final da placa do veículo. A opção de pagamento à vista com o desconto é válida para automóveis, camionetas, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motocicletas, caminhões e caminhões-tratores.
Quem optar por pagar a partir de fevereiroperderá o direito ao desconto e ao parcelamento, tendo que quitar o imposto em uma só parcela.
Continua depois da publicidade
As alíquotas do imposto para veículos particulares (novos e usados) continuam as mesmas do ano anterior:
O valor devido é calculado sobre o valor venal do veículo, que pode ser consultado no Sistema de Veículos (Sivei), uma página simplificada no site da Sefaz-SP.
O contribuinte também pode consultar o valor exato a pagar pelo internet banking, em caixas eletrônicos ou diretamente no portal da Fazenda, informando o número do Renavam.
Continua depois da publicidade
A opção de parcelamento em até cinco vezes (de janeiro a maio) está condicionada a um valor mínimo: o imposto total deve ser igual ou superior a 10 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesps).
Para 2026, cada Ufesp foi fixada em R$ 38,42. Para valores de IPVA abaixo desse patamar, o parcelamento poderá ser feito em quatro ou três vezes.
Os proprietários de veículos de carga têm uma tabela de pagamento distinta. Para eles, a quitação integral (sem desconto) pode ser feita até 22 de abril.
Continua depois da publicidade
A alternativa é o parcelamento em até cinco vezes, com os vencimentos fixados no dia 20 de cada mês, também sem direito ao desconto de 3%.
A Sefaz-SP reforça a importância de observar as datas para evitar a perda dos benefícios e a cobrança de juros e multas por atraso.