Cotidiano

IPI zero deve durar até pelo menos o fim do ano

A Selic deve ser mantida em 7,25% na próxima reunião do Copom do Banco Central.

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 11/11/2012 às 09:50

Compartilhe:

A taxa anual de juros, a Selic, deve ser mantida em 7,25% na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC). O anúncio será feito no próximo dia 28. Uma das consequências não diretas da manutenção desse índice é a permanência do IPI zero para automóveis e linhas branca (eletrodomésticos) e marrom (móveis). 

Um dos especialistas de mercado consultados pelo Diário do Litoral, Fernando Wagner Chagas, destaca o erro de previsão do BC, cujo cálculo do centro da meta da inflação apontava para 4,5%este ano. “O índice se afasta do centro da meta esperada e deve ficar entre 5,4% e 5,6% este ano”.
 
Segundo o consultor, um dos motivos que elevaram a inflação foi o problema climático nos Estados Unidos, que elevou preços do milho e trigo. Isso provocou uma reação em cadeia, aumentando também o preço do frango e das carnes bovina e suína, pelo fato de os animais se alimentarem de farelos.
 
O Banco Central não contava com esse impacto nos preços e, de acordo com os especialistas, continua acreditando que a alta na inflação é passageira. A visão do BC contrata a de especialistas, que preveem inflação ainda alta pelo nível elevado dos custos de prestadores de serviço. A tendência de inflação elevada se mantém também porque o nível de emprego no Brasil continua elevado.
 
O momento ainda é bom para a compra de carros novos (Foto: Matheus Tagé/DL)
 
O crescimento do nível de emprego no País contrasta com a redução da previsão do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), o resultado de todas as riquezas produzidas, que tende a fechar entre parcos 1,2% a  1,5% - a previsão, no começo deste ano, era de que o Brasil fechasse 2012 com crescimento de 4,5%.
 
A título de comparação, os Estados Unidos, apesar de todas as dificuldades econômicas, deve fechar o ano com crescimento de 2,2% no PIB, percentual maior do que o brasileiro, mas muito menor do que o chinês, cujo crescimento econômico poderá chegar a 8%.
 
A inflação fora do centro da meta pretendida pelo BC é o que garantirá isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na venda de carros, eletrodomésticos e móveis. A retirada dessa isenção teria impacto na inflação.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Festival do Camarão termina neste domingo (15), no Litoral de SP

Evento já serviu mais de mil pratos, pelos quais oferece uma experiência culinária única

Cotidiano

Veja os números sorteados no Super Sete no concurso 596, nesta sexta (13)

O prêmio é de R$ 1.100.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter