A iniciativa prevê mais de 60 turmas distribuídas em cursos gratuitos / Jonatas Oliveira/DL
Continua depois da publicidade
O tradicional Restaurante-Escola Estação Bistrô, localizado no Valongo, em Santos, será totalmente reformado e modernizado. A obra faz parte do Projeto PetroChef – Capacitação Profissional em Alimentos e Bebidas, fruto de uma nova parceria entre a Universidade Católica de Santos (Unisantos) e a Petrobras. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (10), durante evento realizado na sede da universidade.
Criado em 2012, em parceria com a Prefeitura de Santos, o Estação Bistrô já se consolidou como referência no ensino gastronômico e no atendimento a moradores e turistas. Com a reforma, ganhará equipamentos de última geração, alinhados às exigências do setor, e será incorporado ao PetroChef como espaço de aulas práticas e experimentação.
Continua depois da publicidade
Segundo o secretário municipal de Turismo, Comércio e Empreendedorismo, Thiago Papa, o impacto vai além da modernização da estrutura. “O programa tem um caráter social muito forte, capacitando pessoas de baixa renda para o mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, fortalecendo nossa economia, o turismo e o empreendedorismo”, destacou.
O PetroChef tem a meta de formar 1.400 jovens e adultos entre 2025 e 2027, com prioridade para mulheres e pessoas negras dos bairros do Valongo, Centro, Saboó, Morro da Penha, Morro do São Bento e Morro do Pacheco. O investimento total é de R$ 9 milhões, provenientes do Programa Petrobras Socioambiental.
Continua depois da publicidade
A iniciativa prevê mais de 60 turmas distribuídas em cursos gratuitos, que incluem:
Qualificação em Serviços de Alimentos e Bebidas
Formação de Ajudante de Cozinha
Formação de Cozinheiro Profissional
Formação de Cozinheiro para Coletividade
Capacitação em Higiene e Manipulação de Alimentos para Ambulantes
Aceleradora de Empreendedorismo em Alimentos e Bebidas
As aulas terão início no próximo dia 15 de setembro e serão realizadas em três polos: o Centro de Tecnologia e Inovação em Gastronomia e Nutrição da Unisantos (Vila Mathias), o Restaurante-Escola Estação Bistrô (Valongo) e a Capela Nossa Senhora Aparecida (Saboó).
Continua depois da publicidade
Além da reforma do Bistrô, a Unisantos inaugurou um novo Laboratório de Gastronomia e Nutrição, que servirá como espaço de aprendizado e prática. Os participantes ainda terão acesso gratuito às clínicas de Psicologia da instituição, com suporte emocional e desenvolvimento de habilidades socioemocionais, e poderão usar os laboratórios de informática para acompanhar conteúdos digitais e pesquisas.
Os alunos selecionados receberão ainda bolsa-auxílio durante a formação, incentivo considerado estratégico para estimular a permanência nos cursos.
Para o reitor da Unisantos, Marcos Medina Leite, a proposta une ensino, inclusão e desenvolvimento regional. “Mais do que formar profissionais, estamos abrindo caminhos de transformação social. O PetroChef vai criar oportunidades concretas para mulheres, jovens e pessoas negras, fortalecendo a economia criativa da Baixada Santista”, afirmou.
Continua depois da publicidade
O programa foi concebido a partir de um diagnóstico que identificou a necessidade de profissionais qualificados no setor de alimentos e bebidas, área em expansão na região. A expectativa é que a iniciativa contribua para inserir novos trabalhadores no mercado, fomentar o empreendedorismo e valorizar a gastronomia caiçara, reconhecida como um dos atrativos culturais de Santos.
Participaram do evento de lançamento o Secretário de Turismo, Comércio e Empreendedorismo de Santos Thiago Papa; o reitor da Unisantos, Marcos Medina Leite; a Coordenadora do Petrochef, Michele Leiko Uemura; e o Gestor Operacional do Petrochef, Anderson Santana Souza.