O contrato terá duração de 30 anos e prevê R$ 5,8 bilhões em investimentos privados, com foco em segurança viária, fluidez no tráfego e desenvolvimento regional / Divulgação/GOV
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O Governo de São Paulo realiza nesta sexta-feira (5), às 10h, na sede da B3 (Bolsa de Valores), na capital, o leilão de concessão do Lote Paranapanema, que reúne 285 quilômetros de rodovias no interior paulista. Três grupos apresentaram propostas: Infra BR V Missouri Holding III SA, CS Infra e o consórcio Viaja SP.
O contrato terá duração de 30 anos e prevê R$ 5,8 bilhões em investimentos privados, com foco em segurança viária, fluidez no tráfego e desenvolvimento regional.
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Governo pode extinguir contrato de concessão das rodovias? Veja possibilidades
O pacote de obras contempla:
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Duplicação de 147 km de rodovias;
Construção de 29 novas passarelas;
Implantação de 84 paradas de ônibus;
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56 km de acostamentos e 13 km de marginais;
15 dispositivos em desnível e 39 em nível;
Iluminação LED em áreas urbanas, monitoramento por câmeras CFTV e painéis eletrônicos;
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Cobertura de comunicação sem fio, postos de pesagem e ambulâncias de resgate.
Um dos principais diferenciais é a implantação do Siga Fácil, sistema que substitui as praças físicas de pedágio por pórticos eletrônicos, permitindo o pagamento proporcional à distância percorrida. A leitura será feita de forma automática por meio de tags ou placas, eliminando filas e aumentando a segurança.
O sistema, no entanto, só será ativado após a entrega das marginais gratuitas, garantindo que o tráfego local entre bairros não seja tarifado.
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O Lote Paranapanema abrange trechos da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), entre Ourinhos e Itapetininga, além de rodovias complementares (SP-189, SP-278, SPA-204/270, SPA-245/270, SPA-326 e SPA-312).
A concessão beneficiará diretamente 13 municípios, incluindo Ourinhos, Itapetininga, Paranapanema e Piraju, além de outros da região.
Com a duplicação integral da Raposo Tavares nesse trecho, a rodovia se tornará um novo corredor estratégico para o escoamento do agronegócio, conectando o interior paulista e a região Centro-Oeste ao Porto de Santos. A via deverá funcionar como alternativa à Rodovia Castello Branco (SP-280), hoje sobrecarregada.
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O Lote Paranapanema se soma aos projetos Nova Raposo e Rota Sorocabana, concedidos em 2023. Juntos, eles formarão um corredor totalmente duplicado e qualificado da Raposo Tavares, aumentando a atratividade da rodovia, distribuindo melhor o fluxo de veículos e reduzindo a pressão sobre a Castello Branco.