Cotidiano
A invenção foi premiada com três importantes distinções na 14ª edição da InnovaCities Feira Internacional de Cidades Inteligentes, Alegres, Humanas e Resilientes
Na rodada de investimentos, a máquina despertou interesse de investidores chineses e holandeses / Pexels
Continua depois da publicidade
O Brasil é um verdadeiro celeiro de grandes pensadores e inventores. Agora, foi a vez de um produtor rural chamar a atenção de grandes investidores internacionais.
A criação de Anatalício dos Reis Silva é capaz de limpar cerca de 420 kg de café por hora.
A invenção foi premiada com três importantes distinções na 14ª edição da InnovaCities – Feira Internacional de Cidades Inteligentes, Alegres, Humanas e Resilientes.
Continua depois da publicidade
O evento ocorreu entre 15 e 17 de setembro, na cidade de Foz do Iguaçu (PR), e reuniu participantes de 18 países.
Com o apoio do Sebrae/ES, Anatalício contou com a colaboração de professores e alunos do Núcleo Incubador do Ifes – Campus Cachoeiro de Itapemirim, onde a máquina passou por aprimoramentos.
Continua depois da publicidade
O peneirador portátil de café tem a capacidade de limpar cerca de 420 kg por hora, substituindo o processo de abanação – etapa considerada a mais trabalhosa do cultivo.
Além do esforço físico, essa prática pode causar lesões musculoesqueléticas e problemas respiratórios. Como já mencionado, o Brasil é um grande celeiro de invenções. Nesse contexto, um brasileiro desenvolveu um carro híbrido capaz de percorrer mil quilômetros com apenas 30 litros de etanol.
O inventor explicou que o objetivo é atender pequenos produtores, contribuindo para a manutenção da agricultura familiar.
Na rodada de investimentos, a máquina despertou interesse de investidores chineses e holandeses.
Para seguir adiante, Anatalício afirmou que avaliará as propostas com calma, junto ao seu advogado.