X

Cotidiano

Invasões: Justiça defere segunda reintegração de áreas em Guarujá

A decisão inclui ainda notificação ao Comando da Polícia Militar, com absoluta urgência e orientando o cumprimento imediato

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 02/11/2013 às 01:51

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Em menos de uma semana, a Justiça de Guarujá deferiu duas reintegrações de áreas invadidas no Município. A última ocorreu nesta quinta-feira (31), quando a juíza da 2ª Vara Cível, Gladis Naira Cuvero, concedeu liminar à Prefeitura para a retomada da área pública conhecida como antigo Programa de Arrendamento Residencial (PAR) conjunto habitacional Vila do Sol, em Morrinhos.

A decisão inclui ainda notificação ao Comando da Polícia Militar, com absoluta urgência e orientando o cumprimento imediato. A execução da reintegração do terreno está sob responsabilidade da autoridade policial. Cabe a Prefeitura acompanhar o ato para a retomada da área pública.

Vale a pena lembrar que a Prefeitura de Guarujá está autorizada a derrubar, também com auxílio se necessário de força policial, todos os barracos que estiverem no Cantagalo. No último dia 29, o juiz Marcelo Machado da Silva, da 4ª Vara Cível de Guarujá, concedeu liminar permitindo à Administração a reintegração e manutenção de posse da área, por se tratar de Mata Atlântica (preservação ambiental).

Moradores tiveram os barracos medidos pela polícia (Foto: Luiz Torres/DL)

Seis policiais florestais estiveram no Cantagalo, localizado próximo ao cruzamento das avenidas Atlântica e Dom Pedro I, onde cerca de 300 famílias invadiram uma área pública e de preservação ambiental. Os policiais notificaram os invasores e mediram os barracos de madeirite, construídos no local.

Conforme constatado pela reportagem, a área do Cantagalo foi dividida em pequenos lotes de seis por 15 metros. Em cada lote foram construídos dois barracos. Segundo informações, o Cantagalo possui 11 mil moradores. Com a invasão, pode chegar a 13 mil, visto que, em média, cada família que chegou ao local é composta por sete pessoas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

1.000 embalagens de plástico foram trocadas por itens sustentáveis, em PG

Ação aconteceu durante a '1ª Feira Verde de Praia Grande', no último domingo (21)

Turismo

Outono é temporada ideal para mergulhar no Litoral Norte de São Paulo

Saiba porque a estação é boa para a prática de mergulho e quais são os melhores pontos da Região

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter