Integrantes do Cati participam de atividade na Praça do Idoso

A Praça do Idoso é uma parceria do Município com o Fundo Social do Estado

Comentar
Compartilhar
27 MAR 201412h49

Proporcionar uma manhã diferente, com atividades físicas ao ar livre e socialização, foi o objetivo do Fundo Social de Solidariedade de Guarujá, ao levar um grupo de integrantes do Centro de Atendimento à Terceira Idade (Cati) da Prefeitura, para conhecer a Praça de Exercícios do Idoso, localizada na Leonardo dos Santos Castro da Silva – Vila Áurea.

Na oportunidade, o professor de Educação Física Alessandro Jorge Pinheiro (Juca), acompanhou o grupo de idosas. “É importante este trabalho direcionado à terceira idade. É um serviço oferecido gratuitamente pela Prefeitura, que desenvolve a coordenação motora, locomoção e o bem-estar para a saúde”.

Juca destaca que este local é específico e adaptado para a terceira idade, mas que o Governo Municipal implantou outras academias ao ar livre para todas as idades, nas praias das Astúrias e Pitangueiras e nos bairros Pae Cará e Vila Zilda. Recentemente, em parceria com o Rotary Clube Guarujá/Vicente de Carvalho e Unimed Guarujá, a Prefeitura inaugurou mais duas academias ao ar livre, sendo uma na Praia da Enseada e outra no Parque da Cidade, no Jardim Santense (Vicente de Carvalho).

Para a idosa Darcy de Oliveira Garcia, que freqüenta o Centro de Atendimento há mais de dez anos, a experiência foi produtiva. “Faço aula de dança no Cati e apresentamos no Jori (Jogos Regionais do Idoso). Também faço ginástica e alongamento, mas não conhecia aqui. É a primeira vez que venho e achei muito bom”, aprovou.

Parceria com o Fussesp – A Praça de Exercícios do Idoso é uma parceria do Município com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp). O local foi escolhido pela prefeita Maria Antonieta de Brito para contemplar a melhor idade atendida pelas entidades assistenciais ao redor, como a Associação dos Idosos, Aposentados e Pensionistas (Asipavic) e o Lar Residencial para Idosos Eno Gregório.