X

Cotidiano

Insurgentes sírios matam 28 soldados e executam prisioneiros

Um vídeo postado no YouTube mostrou os insurgentes espancando 10 soldados feridos, antes de executar todos a tiros.

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 02/11/2012 às 11:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Insurgentes sírios mataram 28 soldados do governo em ataques ontem contra três postos de controle do exército na província de Idlib, em alguns casos executando prisioneiros e filmando as mortes.

Cinco insurgentes foram mortos em ataques do exército perto da cidade de Saraqeb, no noroeste sírio, informou o Observatório Sírio pelos Direitos Humanos, grupo opositor sediado em Londres, mas que costuma denunciar também as violências cometidas pelos rebeldes.

Um vídeo postado no YouTube, cuja autenticidade não pôde ser confirmada, mostrou os insurgentes espancando 10 soldados feridos, antes de colocá-los em fila e executar todos a tiros. Um rebelde repete para um prisioneiro ferido: "você sabia que fazemos parte do povo deste país?" O soldado responde: "Eu juro no nome de Deus que não atirei".

O Observatório Sírio condenou as execuções. "Da mesma maneira que o Observatório condena as execuções feitas nas prisões do governo sírio, rechaça com veemência as matanças de prisioneiros pelos insurgentes", disse o diretor do grupo, Rami Abdel Rahman.
 
Os insurgentes afirmam que a escalada da violência ocorre porque a Força Aérea da Síria está bombardeando com maior intensidade as cidades das províncias de Alepo e Idlib, matando centenas de civis por dia. Apenas na quarta-feira, ativistas afirmam que mais de 100 pessoas foram mortas ao redor do país pelos bombardeios. Grande parte da violência ocorre em Alepo e Idlib, mas também nos subúrbios de Damasco.
 
Em Damasco, "terroristas" detonaram bombas no bairro de Mazzeh no final da noite de quarta-feira, atingindo uma mesquita, um clube esportivo e uma loja, disse a agência estatal de notícias Sana. Uma pessoa foi morta em outra explosão no bairro de Houda e duas ficaram feridas. Seis pessoas, incluída uma criança, ficaram feridas em explosões que aconteceram nesta quinta-feira em Damasco, de acordo com a Sana.
 
Ontem, a China pediu um cessar-fogo e negociações para uma transição política que acabe com a matança na Síria. O plano chinês de quatro pontos, não prevê a renúncia do presidente Bashar Assad. Ao lado da Rússia, aliada da Síria, a China barrou duas resoluções no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), condenado a violência do regime de Assad.
Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter