X

Cotidiano

Instituto Tecnológico de Aeronáutica realiza visita técnica em Guarujá

A comitiva da Prefeitura e do ITA visitou escolas técnicas e empresas do Município

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 06/03/2013 às 17:58

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Com o objetivo de estabelecer um protocolo de cooperação entre a Prefeitura de Guarujá e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a prefeita Maria Antonieta de Brito e seu vice Duíno Fernandes receberam a comitiva do ITA em seu gabinete na segunda-feira (4). Na oportunidade, os representantes do Instituto, que têm sede em São José dos Campos, vieram para Guarujá fazer uma visita técnica sobre Ciência, Tecnologia e Inovação.

O Instituto foi representado pelo engenheiro aeroespacial e coordenador dos cursos desta área, tenente-coronel aviador André Pierre Mattei; a representante da Pró-reitoria de Cooperação, Maryangela Geimba Lima; o coordenador do curso de Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica, Marcelo De Julio; a professora de Logística e Transportes, 1ª tenente Mayara; e o professor do curso de Engenharia Civil com especialização em Estrutura Metálica, Francisco Alex Monteiro.

A chefe do Executivo saudou a comitiva antes da visita, ressaltando: “O contato de um município com o ITA é pioneiro e desejo que esta visita seja a primeira de muitas. Tenho certeza que esta será a semente para o estabelecimento de uma parceria, através da cooperação entre o ITA e a Prefeitura de Guarujá”, disse a prefeita.

O grupo foi conduzido pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário, Adilson Jesus; que estava acompanhado de seus adjuntos Adilson Cabral e Eliane Belfort; e dos diretores Cláudio Fernando (Ciência, Tecnologia e Inovação); Dário Lima (Desenvolvimento Aeroportuário) e Luiz Carlos Pacheco (Desenvolvimento Empresarial, Comércio e Serviços).

O primeiro local a ser visitado foi a Escola Técnica (Etec) Alberto Santos Dumont, onde foram recebidos pelo diretor Antônio Joaquim de Almeida e os professores José Gonçalves dos Santos e Anderson Figueira. Os representantes do ITA conheceram a estrutura dos cursos técnicos, em especial o de Manutenção de Aeronaves, que já formou profissionais que hoje trabalham em empresas reconhecidas internacionalmente.

O Instituto foi representado pelo engenheiro aeroespacial, o  tenente-coronel aviador André Pierre Mattei (Foto: Divulgação)

Na sequência, o grupo seguiu para a planta do Centro de Tecnologia e Construção Offshore da empresa Saipem do Brasil, que está sendo instalado na área do Complexo Industrial e Naval de Guarujá (Cing). Esta é a primeira unidade da empresa italiana no Brasil. Também é pioneira na Região a atuar na área do pré-sal, com a fabricação de dutos para plataformas da Petrobras. A comitiva foi recebida por Pier Alberto Viecelli, que explanou sobre as ações da empresa, a importância dos materiais serem transportados por barcaças para evitar o tráfego de carretas nos bairros de entorno e o protocolo firmado com a Prefeitura de Guarujá e o Senai para qualificar a mão de obra local na Escola Técnica Municipal 1º de Maio.

Os professores do ITA e os integrantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário seguiram para a empresa Santos Brasil e participaram de reunião com o diretor Ronaldo Forte. No local, foi discutido o tráfego de caminhões no Município. Alguns números expressivos foram apresentados, tais como a chegada de 170 caminhões por hora na Rua Idalino Pinez (Rua do Adubo), única de acesso da via Cônego Domênico Rangoni ao Porto de Guarujá, por onde passam 20% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e 53% do PIB estadual.

Em seguida, o grupo foi para a Escola Técnica Municipal 1º de Maio para conhecer a estrutura dos cursos técnicos de Química, Mecânica, Meio Ambiente, Administração e Contabilidade, assim seus respectivos laboratórios. O coordenador do curso de Mecânica, Helvio Moreno, e a coordenadora do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle da Secretaria Municipal de Educação, Clara Gomez Fernandez Cabral.

Ao fim do roteiro, a comitiva retornou ao Paço Municipal Moacir dos Santos Filho, onde o diretor Cláudio Fernando fez uma explanação à prefeita Antonieta; ao comandante da Base Aérea de Santos, Major Alexandre Januzzi Peçanha; ao radialista Ermínio Matos (responsável pelo primeiro encontro entre a Prefeitura e André Mattei) e demais convidados sobre a visita técnica e a possibilidade de futura parceria com o ITA. O tenente-coronel aviador André Pierre Mattei salientou a importância de retonar ao Município onde viveu neste momento de pleno desenvolvimento.

“Conseguimos aproximar o ITA da Prefeitura e buscar um melhor entendimento dos problemas locais. Identificamos algumas e formas de trabalho que levem à concretização de uma cooperação real, com resultados positivos e perceptíveis. O próximo passo é darmos início ao que percebemos como mais fácil de implementar, como ajudar a Etec Santos Dumont a realizar uma visita aos laboratórios do ITA e da Embraer; buscar com a Prefeitura um formato que permita um curso de extensão já no próximo semestre, podendo vir os professores do ITA para cá, com o objetivo de atender as demandas das empresas Saipem e Santos Brasil e as necessidades do Município”, avaliou Mattei.

O secretário municipal Adilson Jesus fez um balanço positivo da visita técnica. “Estivemos em várias empresas, várias escolas e todas nos receberam muito bem. O dia foi muito além do que a gente imaginava. O esforço da nossa Secretaria foi gratificante quando vimos o resultado. Conseguimos já fazer tratativas, ter ideias e sair com propostas para, no segundo semestre de 2013 já ter o ITA trabalhando com a gente aqui em Guarujá. O dia foi excelente porque o resultado foi além do esperado”, considerou.

A partir de então, o ITA irá colher mais informações sobre os problemas, elaborar propostas e apresentar ao Governo Municipal nos próximos 30 dias.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Vai atrasar o almoço! Fila de espera na balsa chega a 55 minutos

Diferença entre sentidos é de apenas 10 minutos

Santos

Mãe que raptou filho é localizada por autoridades

Caso é tratado como urgência e prioridade

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter