Dia Mundial de Limpeza

Instituto Supereco participa do World Cleanup Day 2025, em Santos

Organização soma esforços ao maior movimento de limpeza do planeta; ação começa às 9h deste sábado (20)

Da Reportagem

Publicado em 16/09/2025 às 08:36

Atualizado em 16/09/2025 às 08:37

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O mutirão, que neste ano tem previsão de participação recorde de instituições e voluntários, faz parte da mobilização oficial da Prefeitura de Santos / Divulgação/Instituto SuperEco

Continua depois da publicidade

No dia 20 de setembro, o Instituto Supereco participa do World Cleanup Day 2025 (Dia Mundial da Limpeza), o maior movimento de limpeza do planeta, que mobiliza milhões de pessoas em mais de 190 países. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Em Santos, as ações começam às 9h, na Praia do Gonzaga (Praça das Bandeiras) e no Manguezal do Jardim São Manoel. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Dia Mundial da Limpeza na Baixada Santista pode ser um marco para os ecossistemas locais

• Cidades do litoral paulista pretendem realizar ação recorde no Dia Mundial da Limpeza

O mutirão, que neste ano tem previsão de participação recorde de instituições e voluntários, faz parte da mobilização oficial da Prefeitura de Santos, Movimento ODS e Pacto Global.

Mais de 100 organizações já estão inscritas, entre ONGs, empresas e entidades parceiras. Os principais objetivos são: educar, cuidar do meio ambiente e inspirar mudanças e soluções.

Continua depois da publicidade

Para a presidente do Supereco, Andrée de Ridder Vieira, estar no World Cleanup Day "é uma forma de conectar instituições, comunidades, cidadãos e territórios a uma agenda internacional de cuidado com o planeta, mostrando que cada ação coletiva local pode gerar transformações reais nos temas urgentes ambientais e sociais".

A organização atua há mais de 30 anos em soluções socioambientais e educação para a sustentabilidade. 

São Sebastião

Além da presença em Santos, o Instituto estará presente nas ações agendadas para o Litoral Norte de São Paulo, onde também possui uma sede, em São Sebastião.

Continua depois da publicidade

Por lá, a concentração será no Balneário dos Trabalhadores, a partir das 8h30, reunindo voluntários, moradores e lideranças comunitárias em um grande mutirão de limpeza e sensibilização ambiental. 

A iniciativa é realizada em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, Secretaria do Meio Ambiente e parceiros locais, fortalecendo o trabalho conjunto de instituições comprometidas com a proteção do litoral norte paulista.

Em Caraguatatuba, a mobilização acontece no dia 18 de setembro, a partir das 8h30, com concentração no Porto Novo – Quiosque do Alemão (nº 52). A ação, realizada em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, Secretaria do Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e parceiros locais, convida voluntários a se engajar em um mutirão de limpeza e sensibilização ambiental pelas praias da região.

Continua depois da publicidade

A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: 14 – Vida na Água e 15 – Vida Terrestre, o que reafirma o compromisso internacional do movimento com a proteção da biodiversidade e a preservação dos ecossistemas serra, terra e mar. 

Como orientação prática, recomenda-se que os voluntários levem canecas permanentes, evitando descartáveis, e utilizem calçados fechados, em consonância com os princípios de sustentabilidade e segurança que norteiam a mobilização.

Instituto Supereco

Desde 1994, o Instituto Supereco promove a sustentabilidade, inclusão social, soluções sistêmicas e inovação socioambiental, alinhado aos princípios da agenda 2030 da ONU e aos pilares ESG (Environmental, Social, and Governance). 

Continua depois da publicidade

Ao longo de três décadas, o Instituto já impactou mais de 1 milhão de pessoas em 32 programas socioambientais, atuando em diversos biomas do Brasil.

O Projeto Tecendo as Águas: Serra, Terra e Mar é um dos destaques da trajetória do Instituto Supereco. Em parceria com a Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, o projeto completa 11 anos de atuação e se consolida como referência na promoção da sustentabilidade de forma integrada, conectando ecossistemas terrestres e marinhos e envolvendo diretamente comunidades, pescadores, professores e gestores públicos.

Com foco na gestão compartilhada de bacias hidrográficas e na conservação de serviços ambientais, o projeto tem gerado impactos significativos na proteção da Mata Atlântica e dos territórios costeiros.    

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software