Instalados, agora Totens de Santos não funcionam

O equipamento praticamente fica o tempo todo desligado e, quando funciona, não permite o acesso completo ao jornal eletrônico

Comentar
Compartilhar
11 JAN 2018Por Carlos Ratton10h43
Conforme informações obtidas no local, o totem praticamente fica o tempo todo desligado e, quando funciona, não permite o acesso completo ao jornal eletrônicoFoto: Rodrigo Montaldi/DL

Imagina você procurar o totem para consultar o Diário Oficial de Santos e encontrá-lo desligado. Pois foi isso o que ocorreu ontem com a Reportagem do Diário ao se deparar com o equipamento ‘instalado’ no Paço Municipal.

Conforme informações obtidas no local, o totem praticamente fica o tempo todo desligado e, quando funciona, não permite o acesso completo ao jornal eletrônico e  logo apresenta defeito por não suportar o sistema.

O Diário foi à procura de ajuda no Setor de Informática que fica no subsolo e o encontrou fechado. Situação idêntica ocorreu com outros munípices, conforme apurado pelo Jornal.

Oscilações

O Departamento de Tecnologia (Detic) da Prefeitura de Santos informou ontem que está averiguando eventuais oscilações no sistema dos totens instalados na cidade e disse que os equipamentos estão sendo observados para aperfeiçoamento do funcionamento do sistema.  

Os equipamentos deveriam estar funcionando perfeitamente desde setembro de 2017, conforme promessa da Prefeitura.

O do Paço só foi instalado no final de dezembro, quando a Reportagem cobrou seu funcionamento após percorrer os quatro pontos onde seriam instalados para acesso da versão online do Diário Oficial e não encontrou o equipamento em lugar algum.

Aplausos e vaias

O Diário Oficial passou a ser digital em 14 de agosto de 2017, sob aplausos e vaias de munícipes. Teve até audiência pública na Câmara, em que não só vereadores, como munícipes, acreditavam que a medida iria prejudicar os idosos e que apenas quatro equipamentos não seriam suficientes.     

Os quatro equipamentos prometidos teriam que estar nos seguintes pontos: Paço Municipal (Praça Mauá - Centro Histórico), Bom Prato dos Morros (Rua das Pedras, s/nº - Morro São Bento), Centro da Juventude da Zona Noroeste (Rua Brigadeiro Faria Lima, s/nº - Rádio Clube) e no Espaço do Idoso (Rua Alfaia Rodrigues, 260 - Aparecida). São equipamentos para consultas da página da Prefeitura.

Para justificar a mudança para a versão online, a Prefeitura informava que a comunicação digital já era uma realidade em diversos jornais tradicionais, que se modernizaram e migraram do impresso para a internet, e também nos diários oficiais do Estado e da cidade de São Paulo.