Cotidiano
Governo federal e estadual se preparam para assinar a ordem de serviço para a construção da maior estrutura submersa da América Latina
Obras do túnel vão gerar cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos / Governo de SP/Divulgação
Continua depois da publicidade
O anúncio das obras do túnel Santos–Guarujá deve ocorrer na primeira semana de fevereiro com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos). O evento está previsto ocorrer no Guarujá entre os dias 2 e 10 de fevereiro, marcando o começo da construção da primeira estrutura submersa deste tipo no Brasil.
Durante a cerimônia, o governo lançará a "pedra fundamental" e assinará a ordem de serviço para o início das obras. O projeto integra o Novo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) e será executado por meio de uma parceria público-privada (PPP) com investimento de 6,8 bilhões de reais, divididos entre os governos federal e estadual.
Continua depois da publicidade
"O presidente Lula estará indo, na 1ª semana de fevereiro, em Santos, anunciar a ordem de serviço dessa obra tão sonhada pelo Estado de São Paulo e pela Baixada Santista", afirmou Costa Filho em uma entrevista concedida na quarta-feira (14), em Brasília.
A estrutura terá 1,5 quilômetro de extensão, sendo 870 metros submersos a 21 metros de profundidade. A tecnologia de túnel imerso prevê a fabricação de módulos de concreto em terra para posterior instalação no fundo do mar, método que conta com o suporte técnico de empresas responsáveis por obras similares na China e na Europa.
Continua depois da publicidade
O projeto histórico deve facilitar o escoamento de cargas do Porto de Santos, além de reduzir o tempo de travessia entre os dois municípios para cerca de cinco minutos, substituindo o trajeto atual feito por balsas ou rodovias. O projeto inclui três faixas de rolagem por sentido, espaço para pedestres, ciclovia e previsão para futura implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).