Cotidiano
O Remédio em Casa está sendo implementado inicialmente nas Usafas Esmeralda, Mirim e Vila Sônia, beneficiando cerca de 1.800 pacientes acamados ou domiciliados
Além da entrega domiciliar, o programa contará com o aplicativo E-Cidadão, que informará a data da entrega e gerará um código de confirmação, garantindo maior segurança / Fred Casagrande/Prefeitura de Praia Grande
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Praia Grande implantou o Programa Remédio em Casa, que já está transformando a rotina de pacientes com dificuldade de locomoção no município.
Desde junho, moradores como Maria Umbelina Afonso Bahia, de 72 anos, passaram a receber em casa seus medicamentos de uso contínuo, sem precisar se deslocar até as Unidades de Saúde da Família (Usafas).
Continua depois da publicidade
Dona Maria, que precisou amputar parte da perna devido ao agravamento do diabetes e hoje se locomove em cadeira de rodas, celebra a novidade:
'Agora posso ficar sossegada porque tem a data certa de chegar. Que Deus abençoe essa iniciativa', disse.
Continua depois da publicidade
O Remédio em Casa está sendo implementado inicialmente nas Usafas Esmeralda, Mirim e Vila Sônia, beneficiando cerca de 1.800 pacientes acamados ou domiciliados. A meta é expandir o serviço a todas as 31 unidades de Atenção Primária.
Fase 1: pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção.
Fase 2: cerca de 10 mil pacientes que recebem medicamentos de alto custo.
Continua depois da publicidade
Fase 3: pessoas com doenças crônicas e uso contínuo de medicação.
Além da entrega domiciliar, o programa contará com o aplicativo E-Cidadão, que informará a data da entrega e gerará um código de confirmação, garantindo maior segurança.
O entregador escaneará o QR Code da embalagem e validará o recebimento em sistema digital.
Continua depois da publicidade
Para aderir ao programa, é necessário que um representante do paciente apresente na Usafa a receita médica original e cópia, além de RG, CPF e comprovante de residência.
O paciente receberá a medicação para 30 dias e será incluído no cronograma de entregas trimestrais durante um ano, com necessidade de renovação da receita ao final do período.