Cotidiano
A Prefeitura de São Vicente e o Governo de São Paulo firmaram nesta quarta-feira (1º) o acordo que oficializa o município como um dos oito contemplados na fase inicial do programa SuperAção
O programa busca oferecer apoio financeiro, bonificações por metas, capacitação profissional e acesso a políticas públicas em áreas essenciais como saúde, educação e habitação / Divulgação/PMSV
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de São Vicente e o Governo de São Paulo firmaram nesta quarta-feira (1º) o acordo que oficializa o município como um dos oito contemplados na fase inicial do programa SuperAção, iniciativa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Seds) voltada à transformação da vida de pessoas em situação de vulnerabilidade. São Vicente é a única cidade da Baixada Santista a integrar o projeto neste primeiro momento.
A cerimônia aconteceu no Salão Nobre do Paço Municipal e reuniu o prefeito Kayo Amado, a secretária estadual Andrezza Rosalém, a presidente do Fundo Social e primeira-dama Thaynã Amado, o secretário municipal de Desenvolvimento Social Jailton Jatobá, a vice-prefeita Sandra Conti e demais autoridades.
Continua depois da publicidade
O programa busca oferecer apoio financeiro, bonificações por metas, capacitação profissional e acesso a políticas públicas em áreas essenciais como saúde, educação e habitação. Em São Vicente, o projeto beneficiará, inicialmente, 2.042 moradores, acompanhados por até 30 meses.
As ações serão estruturadas em três eixos:
Continua depois da publicidade
Proteger: acesso a programas sociais, alimentação, saúde, moradia e educação infantil.
Desenvolver: qualificação profissional, incentivo à formação e auxílio financeiro atrelado a metas.
Incluir: inserção no mercado de trabalho e apoio ao empreendedorismo, com bonificação pela autonomia conquistada.
Continua depois da publicidade
O acompanhamento será feito a partir de Planos de Desenvolvimento Familiar (PDFs), elaborados junto às famílias, com foco na inclusão produtiva, fortalecimento comunitário e acesso a direitos básicos.
“Transformar vidas”, diz prefeito
Ao celebrar a chegada do programa, o prefeito Kayo Amado destacou os desafios enfrentados pela cidade e o impacto positivo da iniciativa.
Continua depois da publicidade
“Nossa cidade é uma das mais desafiadoras do Estado. A 22ª em tamanho e apenas a 601ª no PIB per capita. Esse suporte do Governo de São Paulo nos deixa de coração quente, pois sabemos que irá transformar vidas”, afirmou.
A secretária Andrezza Rosalém detalhou que os agentes sociais começarão a atuar já na próxima semana, realizando buscas ativas nos territórios.
“O principal propósito é dar condições para que essas famílias tenham acesso à dignidade. Vamos traçar diagnósticos individualizados para que cada uma possa, futuramente, sair da pobreza”, explicou.
Continua depois da publicidade
Todos os agentes receberam formação em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV Projetos) e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Para integrar o programa, as famílias precisam atender a dois requisitos principais:
Estar com cadastro atualizado há pelo menos 24 meses no CadÚnico;
Continua depois da publicidade
Ter renda familiar per capita inferior a meio salário mínimo nacional (R$ 759, considerando o valor vigente de R$ 1.518 em 2025).
Além de São Vicente, participam desta primeira fase os municípios de Barueri, Cabreúva, Campinas, Embu das Artes, Itaquaquecetuba, Paulínia e São Roque.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Jailton Jatobá, celebrou o convênio destacando sua própria trajetória.
Continua depois da publicidade
“Sou fruto da rede pública, atendido pelo SUAS, e hoje posso trabalhar para quem mais precisa. O que a gente quer é alcançar esse público e mostrar a porta de entrada para uma vida melhor”, afirmou.
Com o SuperAção, São Vicente se soma a outras cidades paulistas na busca por reduzir desigualdades e ampliar oportunidades, consolidando-se como referência regional no combate à vulnerabilidade social.